Coordenação de Organização por Local de Trabalho

A Organização por Local de Trabalho (OLT) é uma forma de organização das trabalhadoras e dos trabalhadores, a partir do seu local de atividade e onde ocorre o compartilhamento de ações e interações com as(os) colegas. O Sindicato depende das informações que chegam do local de trabalho que é espaço prioritário da ação sindical.

Cada local de trabalho possui pautas e necessidades específicas. Para contemplar essas reivindicações, a coordenação de Organização por Local de Trabalho planeja e dirige a escolha das Delegadas e dos Delegados conforme o Estatuto sindical, ou seja, delegadas e delegados são lideranças sindicais e a voz dos filiados e das filiadas da base junto ao Sindicato.

A luta para democratizar o local de trabalho, para a conquista de mais direitos, a luta pelo surgimento de novas lideranças e pelo fortalecimento das ações sindicais é fomentada pela coordenação de OLT que além de organizar suas filiadas e filiados, procura com a ajuda de delegadas e delegados colaborar com as trabalhadoras e os trabalhadores que não são sindicalizadas.

Além da representação dos interesses de suas/seus colegas e de estarem muito bem preparadas e preparados em termos de informação e capacitação, relacionamos algumas atribuições das Delegadas e dos Delegados de Base: