Sinditest-PR realiza reuniões locais no Setor Litoral e no Campus Pontal do Paraná da UFPR

Na semana passada, a diretoria do Sinditest-PR promoveu uma série de reuniões com as técnicas e os técnicos administrativos em educação lotados no Setor Litoral e no Campus Pontal do Paraná – Mirassol e Pontal do Sul, no Centro de Estudos do Mar (CEM).  Na oportunidade, foram abordados assuntos relacionados à pauta local e à campanha salarial pela reposição de 19,99%, além da eleição da representação por local de trabalho.

“Foi um momento importante de diálogo nessa primeira visita presencial após o período restritivo da pandemia em que toda a Universidade esteve em trabalho remoto”, afirmou Elis Regina Ribas, coordenadora do Sindicato.

A programação da iniciativa buscou possibilitar a participação ativa de todos os TAEs. Na terça-feira, 03 de abril, pela manhã, foram feitas visitas aos locais de trabalho no intuito de convidar a categoria para a reunião agendada para o período da tarde no Setor Litoral. Já as reuniões com as trabalhadoras e com os trabalhadores do Campus Pontal do Paraná ocorreram na quarta-feira (4) – de manhã em Mirassol e à tarde em Pontal do Sul, no Centro de Estudos do Mar (CEM).

Pautas abordadas

Em todas as reuniões realizadas, foram feitos informes sobre o programa de gestão de teletrabalho, apreciado e aprovado na última quarta-feira (4) no COPLAD. A direção do Sindicato explicou aos participantes como se desenvolveu todo o processo de discussão e estudo sobre esta nova modalidade.

“Percebemos que há o interesse dos colegas de entender melhor o tema para avaliar futura adesão ao programa. Por isso, reunimos no nosso site textos e vídeos relacionados a esta discussão, acúmulo que teve início desde 2020, por meio de assembleias, lives e notícias”, ressaltou Elis.

No ponto sobre a campanha nacional pela reposição salarial de 19,99%, coordenadoras e coordenadores da entidade apresentaram a análise de conjuntura, bem como o contexto de defesa da greve unificada da Educação, orientação aprovada em plenária da FASUBRA e defendida por esta direção sindical. As três posições principais postas no debate empreendido no âmbito da Federação foram expostas. São elas: a) orientação de greve aprovada na plenária da FASUBRA, desde que seja de unidade entre entidades da educação federal (Fasubra, Andes e Sinasefe); b) de greve imediata, mesmo que apenas da Fasubra; c) contra a greve na atual conjuntura, devido ao contexto difícil, ano eleitoral e governo federal de cunho autoritário. Frente a esta discussão, os TAEs expuseram suas opiniões, críticas e ponderações.

“A participação nos locais visitados foi boa. A maioria dos técnicos e das técnicas avaliam como mais adequada e correta a orientação aprovada na plenária da Fasubra, de apostar numa greve desde que avance a construção unificada entre a Federação, o Andes e o Sinasefe”, destacou a sindicalista Maria Aparecida de Oliveira.

Outro tema pautado durante os encontros foram os informes sobre a abertura de negociação com a Reitoria acerca da pauta local e também referente aos dias de paralisação.

“Informamos que o termo de acordo dos dias parados ainda deverá ser concluído na negociação com a gestão da UFPR. Também esclarecemos sobre como estão as tratativas dos demais pontos de pauta, que avançaram, mas ainda não estão resolvidos em definitivo, como as discussões na comissão específica que trabalha para avaliar a possibilidade de diminuição do preço das refeições para os TAEs nos Restaurantes Universitários da UFPR, a instalação da comissão que tratará apenas da jornada flexibilizada de 30 horas, afastamento para capacitação, entre outras questões abordadas”, explicou o coordenador Marcello Locatelli.

Quanto às pautas locais dos TAEs dos Setor Litoral e Campus Pontal do Paraná os principais pontos levantados foram: 1) Jornada flexibilizada de 30 horas, com turnos ininterruptos para melhor atender a comunidade; 2) Redução do preço das refeições nos RUs; 3) Melhoria de infraestrutura física e de T.I; 4) Espaço de convivência; 5) Segurança do Trabalho (equipamentos e formação); 6) Melhorias no sistema de telefonia fixa e possível adoção de telefone móvel institucional; 7) Devido a menor vida útil dos equipamentos eletrônicos no litoral, a necessidade de que a instituição tenha uma política diferencia da reposição destes; 8) Presença regular do Sindicato para promover formação e contribuir nas reivindicações locais da categoria.

Para representação por local de trabalho, foi eleita delegada de base a técnica Letícia Ribas Vargas no Setor Litoral e no Campus de Pontal do Paraná o técnico Marcelo Smaniotto.

Acompanhe o Sinditest-PR nas redes sociais e fique por dentro das próximas datas de reuniões locais nos campi.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR