Moção de solidariedade aos metalúrgicos da Caoa Chery de Jacareí-SP

Na quinta-feira, 5 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, foi notificado pela Caoa Chery sobre a intenção da empresa de fechar a unidade em Jacareí. Caso isso se efetive, cerca de 370 metalúrgicos da linha de produção e boa parte do setor administrativo serão demitidos.

Os trabalhadores e suas famílias estão apreensivos e revoltados com esta notícia. Em assembleia aprovaram uma campanha contra o fechamento da fábrica e pela manutenção dos empregos. A ameaça de demissões ocorre justamente num dos momentos mais dramáticos da economia, alta nos preços de combustíveis e alimentos, de inflação muito elevada e desemprego de 11,1%. Diante deste cenário, ao invés de ter políticas efetivas para melhorar a vida das pessoas e garantir os empregos, Bolsonaro conduz o país para uma catástrofe social e econômica. Ainda atrapalha o ambiente de negociações com os chineses, na medida em que desferiu diversas calúnias e ataques ao governo Chinês diante da pandemia de Covid-19 e durante a negociação pela vacina Coronavac.

A ameaça de fechamento da unidade da Caoa Chery é inaceitável. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 2014, teve isenções de impostos e incentivos do governo, iniciou com capital 100% chinês e a partir de 2017 se associou a um grupo empresarial brasileiro. Em 2021, a Caoa Chery atingiu recorde de vendas, foram cerca de 39.746 emplacamentos, representando um crescimento de 97% em relação a 2020.

• Contra o fechamento da fábrica da Caoa Chery em Jacareí-SP!
  • Exigimos que os governos federal e de São Paulo atuem contra o fechamento da fábrica!
  • Nenhuma demissão! Pela manutenção dos empregos!

Sinditest-PR

Curitiba, 12 de maio de 2022