Em assembleia, TAEs da Unila aprovam acordo e elegem seis delegados e delegadas de base

Por ampla maioria – 91% dos participantes, técnicas e técnicos administrativos em educação lotados na Unila aprovaram o Termo de Acordo desenvolvido pela Comissão de Negociação. O documento, que foi apresentado no dia 12 de abril ao Reitor da instituição, prevê que o registro das ocorrências no controle de ponto e da compensação das horas não trabalhadas em 31 de março e 7 de abril, dias de paralisação, será de participação em evento sindical. A medida, que visa mitigar prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras, sugere a participação da categoria em atividade cultural ou de formação como forma de compensação, liquidando, desta forma, as horas relativas às ausências ocasionadas pelas mobilizações.

“O Reitor assumiu, junto a sua equipe e à Comissão de Negociação, o compromisso de analisar, também, os demais pontos da pauta local, e amanhã, dia 19, faremos a segunda reunião para ouvirmos a contraproposta da Reitoria”, afirmou o coordenador do Sinditest-PR Warner Lucas.

“Já temos um parecer do Jurídico para os dias de paralisação que serviu de base para esse Termo de Acordo e servirá também para os próximos. Estamos trabalhando com a possibilidade de compensação do trabalho represado. Um compromisso que os trabalhadores podem assumir até que a situação seja normalizada”, destacou Evandro Castagna, que também integra a direção do Sindicato.

Durante a assembleia, as técnicas e os técnicos elegeram também seis delegados e delegadas de base, um recorde até então. Assumem o cargo André Macedo, Sandra Regina Bolwerk, Diógenes Alencar Bolwerk, Robson Eduardo Gibim, Luiz Fernando Mathias e Michele Dacas.

“É fundamental para o Sindicato ter essas pessoas que trabalham junto com a direção sindical no local de trabalho. Vocês estão mais próximos da base e dos seus colegas, podem ouvir as demandas, sugestões e trazer para que a diretoria possa discutir e fazer o que for melhor para a categoria, porque cada local de trabalho tem as suas dinâmicas, os seus problemas específicos”, ressalta Elis Regina Ribas, coordenadora Por Local de Trabalho da entidade.

Ela finaliza: “hoje foi um dia feliz. Estamos satisfeitos e emocionados com a participação da categoria. É bonito ver os técnicos da Unila tão mobilizados”.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR