TAEs da Unila aprovam pautas locais, elegem comissão e iniciam negociação com a Reitoria

Técnicas e técnicos administrativos em educação lotados na Unila participaram ontem (07), Dia Mundial da Saúde, de uma assembleia local convocada pelo Sinditest-PR. Em pauta, o debate sobre a conjuntura nacional para a recomposição salarial de 19,99% e também a discussão sobre as prioridades dos TAEs da Universidade. Na ocasião, foram apresentadas e aprovadas as reivindicações da categoria à Reitoria – uma comissão de negociação, específica para esse fim, também foi eleita pelas trabalhadoras e trabalhadores. Compõem a representação Robson Eduardo Gibim, Regiane Tonatto, Sandra Regina Rodrigues Bolwerk, André Macedo, Diógenes Alencar Bolwerk, Michele Dacas e Liciani Rolling, além dos dirigentes sindicais Evandro Castagna e Warner Lucas.

“A assembleia de ontem faz parte de uma política da direção do Sindicato aprovada na última assembleia geral, realizada no dia 23 de março. Na ocasião, a base aprovou, por ampla maioria, que os dias 31 de março e 7 de abril seriam dias de paralisação com foco na construção da greve nacional unificada dos servidores públicos federais e também no avanço da pauta local de cada instituição”, explicou Castagna, coordenador da entidade.

Entre as demandas urgentes para os técnicos da Unila estão a revogação do novo item da resolução que impede a participação do TAEs na orientação de estudantes em projetos de extensão; realização de processo seletivo ou eleição entre pares para a designação dos cargos de chefia e de confiança nas unidades; melhoria da estrutura dos campi; criação do restaurante universitário; entre outras exigências sistematizadas em um ofício enviado à gestão. Clique aqui e confira o conteúdo do documento.

Negociação avança com a Reitoria

Representantes da Comissão eleita para a negociação da pauta local estiveram reunidos nesta manhã (08) com o Reitor da Universidade, professor Reitor Gleisson Alisson Pereira de Brito. Durante a reunião, os técnicos apresentaram a lista de reivindicações e deram início às tratativas sobre a situação do ponto eletrônico nos dias de paralisação. Foi estabelecido também um cronograma de reuniões com objetivo de avançar em cada ponto da pauta local.

Com relação ao registro referente à paralisação do dia 31 de março, que ainda está em processo de negociação, a recomendação do Sindicato é de que as técnicas e os técnicos aguardem as orientações. Já no registro de ponto do dia 07 de abril a ocorrência deverá ser a de “Participação em Atividade Sindical”, tendo como comprovação o Ofício/Sinditest-PR Nº 39/2022, de 05 de abril de 2022.

“Foi uma reunião bastante positiva, progredimos em questões importantes, e que impactam a categoria, como a não ocorrência de corte de ponto em dias de mobilização, o que garante a legitimidade e o direito de participação na luta sindical por melhorias nas condições de trabalho. Acordamos com a gestão que os dias de paralisação serão compensados a partir de uma negociação que deverá ser construída entre o Sindicato e a Reitoria”, ressaltou Warner Lucas, coordenador do Sinditest-PR e membro da Comissão.

Uma nova reunião com o Reitor para debate dos demais pontos da pauta local está marcada para o dia 19 de abril, às 14h. O Sindicato acompanhará de perto a negociação.

Confira abaixo as fotos da assembleia:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR