UTFPR Guarapuava elege, por unanimidade, delegada de base

Técnicas e técnicos administrativos em educação da UTFPR Guarapuava elegeram hoje (10), em assembleia virtual convocada pela Coordenação de Organização por Local de Trabalho (OLT), Valéria Aparecida Monteiro como delegada de base. Escolhida por unanimidade, terá a missão de representar as demandas locais junto à direção do Sinditest pelos próximos dois anos. “Entendo a relevância desse agente, reconheço todo esse trabalho e a importância desse tipo de engajamento dentro da nossa instituição”, afirmou.

Para Flávia Cordeiro, coordenadora do Sindicato e técnica lotada no campus, a representação por local de trabalho é fundamental para uma gestão sindical mais eficiente, plural, democrática e que contemple as demandas da categoria. “Sabemos que a UTFPR possui muitas particularidades, temos consciência das diferenças das estruturas, tanto físicas quanto organizacionais. O(a) delegado(a) de base vem para fazer o elo entre a direção e os TAEs do campus”, ressaltou.

Durante a assembleia, o técnico Belmiro Marcos Beloni destacou a necessidade de posicionamento e de representação dos técnicos e técnicas enquanto categoria, sobretudo diante do contexto atual. “Na última reunião do COUNI, tivemos uma discussão bastante acalorada sobre a eleição dos cargos máximos da instituição. Existe uma tendência consolidada que as entidades representativas devem conduzir a consulta, no entanto temos uma dificuldade muito grande para que o sindicato seja reconhecido como ente legítimo na representação dos trabalhadores e trabalhadoras. Ano que vem teremos eleições para as direções dos campi Curitiba e Campo Mourão, então provavelmente retomaremos essa discussão. Por isso, é muito importante essa representação nos campi, é um protagonismo que não podemos abrir mão”.

Calendário de assembleias na UTFPR continua

A próxima assembleia para eleição dos delegados e delegadas de base acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 9 horas, por meio da plataforma Google Meet. Desta vez, técnicos e técnicas da UTFPR Apucarana poderão se candidatar e escolher os seus representantes. “Precisamos trazer mais pessoas para atuar junto ao Sindicato para fortalecermos a nossa categoria e melhorarmos a direção. Sem o apoio dos delegados e delegadas essa tarefa se torna quase impossível. Queremos trabalhar junto a nossa base, não acreditamos numa gestão de cima para baixo, e sim numa gestão horizontal, ouvindo todos(as) vocês”, reforça Elis Regina Ribas, à frente da coordenação de OLT.

Confira abaixo o calendário completo com todas as assembleias previstas para esse ano:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR