OLT: Santa Helena inaugura rodada de assembleias e elege delegada de base

Santa Helena inaugurou ontem (8) a rodada de assembleias para eleição dos delegados e delegadas de base nos campi da UTFPR. Os técnicos e técnicas do setor elegeram por unanimidade, através do voto direto, Letícia Laís Fantinel Itczak para esta representação. Apesar de formalmente não haver previsão estatutária para o cargo de suplente, o técnico Diogo Mattiello se disponibilizou para integrar a equipe e fortalecer o trabalho de organização.
“Além de trazer as reivindicações e representar o Sindicato localmente, as delegadas e delegados de base têm o papel de sempre fiscalizar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, no sentido de identificar se não há nesse local alguma violação. Fora isso, cabe a este representante intermediar as relações e promover reuniões. É uma função muito importante porque nos aproxima da categoria. A(o) delegada(a) de base atua como uma mediadora da luta”, explicou Melissa Vicentini, integrante da Coordenação por Local de Trabalho do Sinditest.
Para Flavia Cordeiro, coordenadora de Combate às Opressões, este tipo de organização possibilita que a gestão sindical execute um trabalho mais efetivo, desenvolvendo ações direcionadas para as necessidades de cada local, com respeito às particularidades de cada instituição. Guilherme Ruthes, TAE no campus Curitiba e coordenador do Sindicato nesta direção, endossou a fala e incentivou os filiados e filiadas a se candidatarem para a função.
No dia 13 é a vez dos(as) técnicos de Medianeira elegerem os seus delegados e delegadas em assembleia marcada para às 9 horas da manhã.
Informes
Além da eleição da delegada do campus, a reunião contemplou ainda os informes, apresentados pela coordenadora-geral do Sinditest Mariane Siqueira. A técnica, que integra também a direção nacional da Fasubra, compartilhou com os participantes assuntos urgentes à categoria, temas que também estão sendo discutidos no âmbito da Federação.
“Estamos sendo atacados pelo Governo e por uma campanha da mídia muito forte, principalmente nestas últimas semanas, com relação à questão da Reforma Administrativa, que começou a caminhar no Congresso. Essa campanha contra o servidor público já é uma prática das mídias para atingirem o serviço público dizendo que ele é ineficaz e para desmoralizar os servidores, afirmando que são pessoas privilegiadas”, afirmou. Mariane reiterou ainda a necessidade de organização da categoria para o enfrentamento à PEC e a outros projetos de lei alinhados a este mesmo objetivo, de destruição do funcionalismo e da saúde e da educação.
O calendário completo com todas as assembleias para eleição das delegadas e delegados de base está disponível para consulta abaixo e nas redes sociais do Sindicato. Fique atento à programação!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR