UFPR: testagem em massa para a COVID-19 começa hoje (14)

Uma das principais reivindicações da categoria dos técnicos-administrativos em educação durante o período pandêmico foi finalmente atendida pela UFPR. A Universidade passa a testar a comunidade acadêmica a partir desta quarta-feira, 14 de outubro. Serão submetidos ao exame da Covid-19 todos aqueles que apresentarem sintomas compatíveis com a doença ou que tiveram contato com contaminados.
Para viabilizar a coleta, um drive-thru foi montado no Laboratório-Escola do Departamento de Análises Clínicas da UFPR, no Campus Botânico. Os atendimentos, realizados pelos cursos de Enfermagem e Farmácia da instituição, acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 9h às 12h. É necessário agendamento prévio.
De acordo com a Universidade, os resultados serão disponibilizados em até 48 horas, com acompanhamento da equipe da Casa 3 para os casos positivos, além do Sistema Único de Saúde (SUS). “A testagem em massa sempre foi pauta de negociação entre o Sinditest e a gestão da UFPR. A rápida detecção da doença possibilitará que os técnicos e técnicas sejam encaminhados mais rapidamente para o tratamento adequado, resguardando também a saúde dos colegas de trabalho e familiares. Além disso, com a testagem ampliada poderemos ter mais dados sobre o alcance da pandemia, o que gera subsídios para o desenvolvimento de ações com o intuito de minimizar os impactos da pandemia entre a nossa categoria”, afirma o coordenador sindical Evandro Castagna.
Como solicitar o exame
Todo o processo de agendamento do serviço da testagem acontece de maneira online. Para isso, o sistema exige cadastro prévio no site https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/. Pacientes com indicação médica serão direcionados para o agendamento da coleta após envio do documento digitalizado. Demais casos deverão passar por uma triagem, que considera os sintomas apresentados, o contato com casos positivos e o perfil do solicitante. Segundo a gestão da UFPR, todos serão atendidos e orientados.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR