Mobilização dos trabalhadores do laboratório conquista seis novas vagas. Mas é preciso seguir na luta!

Em reunião realizada nesta quarta-feira (08), a Direção Geral do CHC comunicou à Comissão de Negociação da ULAC, eleita após a última assembleia local, sobre a contratação imediata de cinco Técnicos de Análises Clínicas e um Farmacêutico, que começarão a trabalhar no dia 03 de janeiro de 2022, uma conquista parcial, reflexo da intensa mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor. No entanto, este avanço está longe de resolver o gravíssimo problema da Unidade de Laboratórios, que perdeu, nos últimos cincos anos, 54 profissionais.

“A Comissão de Negociação seguirá solicitando uma reunião com o Reitor, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEPE), a Superintendência do Hospital e as chefias da unidade para garantir, em primeiro lugar, que seja aberto, ainda este mês, edital de concurso público para contratação via RJU de profissionais Técnicos de Laboratório e Farmacêuticos”, explica Evandro Castagna, coordenador do Sinditest-PR.

As técnicas e os técnicos da ULAC reivindicam também uma maior celeridade nos processos de redistribuição de profissionais de outras universidades, que possam ser alocados na unidade.

“Precisamos solicitar que a Superintendência do hospital cobre do presidente da Ebserh novas convocações de profissionais que passaram no último concurso e aguardam chamamento na fila. Além disso, a Direção do Hospital precisar abrir Comunicação Interna solicitando apoio provisório, temporário, de trabalhadores do CHC, para garantir o funcionamento adequado na ULAC, até que sejam convocados novos profissionais dos concursos”, ressalta Castagna.

Ele finaliza: “os trabalhadores da ULAC precisam se manter mobilizados. Nossa mobilização obteve conquistas parciais, insuficientes ainda para resolver o grave problema de falta de profissionais na unidade. A Comissão de Negociação seguirá firme, exigindo um maior comprometimento por parte da Reitoria e da Superintendência do hospital em relação às condições de trabalho na ULAC”.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR