Equipe de Trabalho da ULAC aponta para necessidade urgente de concurso público

Foi realizada ontem, 25 de agosto, a primeira reunião do Grupo de Trabalho da ULAC do CHC (Unidade de Laboratório de Análises Clínicas). O encontro, realizado no COAD, contou a participação da direção do Sinditest, do Complexo Hospital de Clínicas e de técnicas e técnicos que discutiram a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor. Entre as principais dificuldades relatadas pelos presentes, estão a sobrecarga oriunda da falta de profissionais devido às aposentadorias de vários Técnicos de Laboratório de vínculo RJU, além da demissão, sem reposição, dos trabalhadores e trabalhadoras da Funpar no final de 2019.

“Para agravar a situação, a Sede Nacional da EBSERH aponta para a não renovação dos contratos temporários (PSE), que hoje atendem os plantões de final de semana durante o dia, e que são imprescindíveis para o bom andamento do serviço”, explicou o coordenador do Sindicato Evandro Castagna.

Diante deste cenário, a Equipe de Trabalho foi unânime em deliberar sobre a necessidade urgente de contratação de Técnicos de Laboratório, tanto de nível médio e superior, de vínculo RJU, via concurso público, com objetivo de repor os cargos vagos por aposentadoria. Foi unânime também a conclusão de que, até que as novas contratações por concurso público aconteçam, não há como dispensar os trabalhadores temporários. Nesse sentido, além de concurso público, uma das reivindicações levantadas pelo grupo junto à Superintendência e a Reitoria, foi para que os vinculados via PSE se mantenham até que novos contratados RJU (pelo concurso) possam ser efetivados.

A chefia da ULAC, Marisol Domingues Muro, em conjunto com os TAEs do setor, se responsabilizaram em construir, em trinta dias, um relatório detalhado para apresentar à reitoria e a direção do hospital, sobre as reais necessidades de contratação da Unidade de Laboratórios. Logo após o relatório concluído, a Equipe de Trabalho voltará se reunir para novas deliberações pertinentes as necessidades do serviço.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR