Câmara aprova PL que autoriza concessão de bolsas de pesquisa a técnicos administrativos em educação

Dia histórico para a categoria! A Câmara dos Deputados aprovou ontem (19) o PL 5649/19, que autoriza a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio aos técnicos administrativos em educação (TAEs) que desempenham funções coordenativas em projetos nas instituições federais de ensino. Apenas o Partido Novo votou contra a iniciativa, que segue agora para sanção do presidente Lula.

Coordenadora Elis Regina Ribas.

“Essa conquista é especialmente significativa por ter ocorrido no Dia de Paulo Freire, uma data que celebra a educação e a transformação social. Ela representa um avanço rumo à valorização e reconhecimento da nossa carreira. O nosso Sindicato há muito tempo defende esta bandeira, inclusive com apoio à bancada dos TAEs no Conselho Universitário para aprovação da resolução institucional na UFPR”, ressaltou a coordenadora Elis Regina Ribas.

O relator do projeto, deputado Moses Rodrigues (União-CE), destacou a importância dessas mudanças. Em sua avaliação, “pesquisa e extensão são empreendimentos colaborativos, nos quais todos os atores envolvidos desempenham papéis cruciais. Ao possibilitar que os técnicos também se beneficiem das bolsas nessas posições, estamos fomentando a cooperação e a sinergia entre diferentes profissionais, o que certamente contribuirá para a qualidade e abrangência dos projetos desenvolvidos”.

“É uma melhoria na vida de milhares de trabalhadores da educação da rede federal de ensino que a partir desse projeto poderão ser alvo de políticas de bolsa, de incentivo à formação desses trabalhadores”, destacou o parlamentar Tarcísio Motta (PSOL-RJ), acrescentando sua voz de apoio ao PL.

Para a direção do Sindicato, a aprovação da medida não beneficia apenas a categoria, mas incide diretamente na promoção do desenvolvimento educacional e científico do país, áreas sucateadas na gestão Bolsonaro. “Vivemos tempos terríveis de desvalorização da ciência. Percebemos que as coisas começaram a mudar no atual governo. Ainda há muito o que ser feito. E é excelente que a nova geração de TAEs da base sindical da Fasubra apresentaram, diretamente, as modificações no texto da Lei 11.091/2005 à Senadora Relatora e foi acolhido pelo Senado e pela Câmara, agora é com o Presidente Lula para que dê sua sanção definitiva”, finalizou Elis.

Confira abaixo como foi o processo desta conquista!

Confira também a cobertura do Sinditest-PR sobre o tema: