UTFPR: Técnicos de Laboratório de Toledo inauguram rodada de reuniões com a Dirgep

Nesta segunda-feira (18), técnicas e técnicos de laboratório da UTFPR Toledo tiveram a oportunidade de apresentar demandas relacionadas às suas condições de trabalho à Direção de Gestão de Pessoas (Dirgep). A principal exigência dos trabalhadores é a realização de um novo laudo no local de trabalho.

A reivindicação da categoria é legítima e justificada, em primeiro lugar, pela manipulação pelos técnicos de reagentes qualitativos — cromatos e dicromatos, hidrocarbonetos como o naftaleno, hidrocarbonetos aromáticos, mercúrio e álcalis cáusticos, por exemplo — que independem do tempo de exposição para caracterizarem o ambiente como insalubre.

Evandro Castagna, coordenador-geral do Sinditest-PR

“A possibilidade de manipulação e exposição a estes reagentes, segundo os técnicos de laboratório, já contempla o pagamento de adicional de insalubridade, sem necessidade, inclusive, de avaliações dos quantitativos”, explicou o coordenador Evandro Castagna.

Além disso, os laboratórios, em virtude da adequação estrutural do Bloco A, onde estavam localizados anteriormente, foram alterados de local. Esta mudança exige uma avaliação imediata do espaço provisório em que se encontram e outra avaliação assim que estiverem prontos os novos ambientes, previstos para 2025.

Segundo Kelly Cristine Milanez, diretora da Dirgep, a Reitoria já vem apontando a necessidade de se refazerem os laudos, priorizando a ordem dos processos abertos no SEI. Para isso, trabalha com a possibilidade de parceria com a UFPR.

“Diante da atual situação dos técnicos e técnicas de Toledo, alocados em locais provisórios, a gestão se comprometeu a avaliar a possibilidade de pagamento imediato de adicional de insalubridade, até que seja realizado novo laudo, previsto para ser encaminhado ainda este ano”, ressaltou Castagna.

Durante a reunião, a administração também sinalizou a necessidade de convênios, organização de CIPAs e contratação de profissionais em segurança do trabalho. Alerta sobre a gravidade da situação, a diretoria do Sinditest-PR seguirá acompanhando o caso para que providências sejam tomadas com urgência.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR