XXIV CONFASUBRA: qualidade de vida é prioridade para aposentadas, aposentados e pensionistas

Durante o XXIV CONFASUBRA, delegadas e delegados do Sinditest-PR dedicaram atenção especial às questões de interesse de aposentados, aposentadas e pensionistas. As discussões enfatizaram principalmente a saúde mental, com foco na promoção de atividades e ações voltadas para o fomento da qualidade de vida. Estudos recentes mostram que as chances de depressão aumentam 40% com a aposentadoria, o que justifica a centralidade do tema para este segmento da categoria.

“A preparação para esta fase da vida é fundamental para que passemos por ela com dignidade e alegria. Por isso, procuramos alternativas dentro dos nossos Sindicatos que proporcionem espaços de convivência, lazer, cultura e interação, como viagens e passeios. Tudo isso, que já vem sendo desenvolvido há anos pelo nosso GT, será aprimorado para o próximo período”, afirmou Maria Aparecida de Oliveira, a Cida, coordenadora da pasta.

Salário, ampliação dos benefícios, paridade e representação política dentro das Universidades também foram temas privilegiados pelo Congresso, que se caracteriza como espaço de excelência para o intercâmbio de experiências entre os participantes e também para a articulação e enfrentamento coletivo de novos desafios.

Outra bandeira de luta endossada diz respeito à derrubada do decreto 10.620, que coloca aposentadas, aposentados e pensionistas sob a tutela do INSS. ”O Sinditest-PR entrará em uma campanha conjunta com demais categorias do Serviço Público Federal para a derrubada do decreto”, informou a delegada do Confasubra Márcia Messias.

Confira abaixo as principais políticas para aposentadas, aposentados e pensionistas aprovadas pelo Confasubra para as suas entidades de base, incluindo o Sinditest-PR:

Saúde e Bem-Estar:

• Realização de campanhas contra toda forma de discriminação e preconceito aos idosos e aposentados, dentro e fora dos espaços da universidade. Etarismo é crime previsto no Estatuto do Idoso e, portanto, deve ser combatido.
  • Desenvolvimento de projetos para preparação da aposentadoria.
  • Desenvolvimento e organização de programa para qualidade de vida dos aposentados e pensionistas, através da promoção de bailes, festas, atividades físicas, oficinas de artesanato, cursos de empreendedorismo, turismo, entre outros.
  • Reivindicação para que o reajuste do ressarcimento do governo com relação ao auxílio saúde seja no mesmo percentual de aumento dos planos.
  • Luta pelo direito ao auxílio alimentação aos aposentados e pensionistas.

Política e Participação:

• Luta pela paridade entre trabalhadores da ativa e aposentados.
  • Organização de cursos e palestras sobre formação política sindical.

Conscientização:

•   Realização palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e sexual.

Além destes pontos, a Fasubra se comprometeu a orientar as entidades de base sobre a atuação de advogados não credenciados que assediam os aposentados oferecendo vantagens em questões judiciais e também a informar os sindicatos acerca de propostas que contêm legislações e andamentos jurídicos.

“Muitos dos encaminhamentos propostos pelo Congresso já são práticas estabelecidas pelo Sinditest-PR, como a orientação sobre a necessidade de realização de prova de vida no mês de aniversário e o suporte jurídico contra tentativas de fraudes e golpes”, finalizou Cida.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR