Informe sobre a reunião com auxiliares de enfermagem da Maternidade do HC

Na última quarta-feira (07) foi realizada uma reunião, de forma híbrida, com os auxiliares de enfermagem da maternidade do Hospital de Clínicas. No entanto, em outras unidades as chefias também estão tentando implementar mudanças no regime de plantões para estes profissionais do RJU.

A direção do HC tenta fazer mudanças nos plantões para implantar o regime 12 por 36, sob a alegação de que precisa fechar todas as horas no mesmo mês, alterando o que vem sendo praticado durante muitos anos.

A direção do Sinditest-PR participou da reunião e se posicionou contra a mudança. O Sindicato ainda exigiu que o Reitor seja parte das negociações, visto que a Instrução Normativa n. 2 de 2018, usada para tentar fazer as mudanças, não está acima das leis que regulamentam o trabalho dos servidores públicos RJU do hospital, assim como a Universidade tem autonomia e a gestão EBSERH no HC não é plena.

É necessário que o Reitor da UFPR e a PROGEPE se responsabilizem pela gestão de pessoas dos servidores RJU que trabalham no hospital. A gestão da EBSERH não pode impor a sua política de gestão de pessoas para os trabalhadores deste regime.

Ao final da reunião, as chefias presentes comprometeram-se em encaminhar a proposta do Sinditest-PR, que consiste em estabelecer uma nova reunião de negociação com a participação da Reitoria, do Sindicato e da comissão de trabalhadores da unidade.