Trabalhadores da Funpar precisam autorizar desconto da mensalidade sindical. Saiba como proceder

Devido às determinações da Medida Provisória (MP) 873/2019, será necessário que todos os trabalhadores da Funpar filiados ao Sinditest-PR assinem uma autorização de desconto da mensalidade sindical (a contribuição voluntária que era descontada do contracheque todos os meses).

O documento precisa ser preenchido presencialmente e exige alguns dados simples, como nome completo, matrícula, RG e CPF.

Confira aqui o documento.

A ficha de autorização está disponível também na sede do Sinditest-PR. O sindicato também fará plantões ao lado do ponto eletrônico central do Hospital de Clínicas, onde os trabalhadores poderão assinar a declaração.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (41) 3362-7373 ou (41) 3363-6162.

Confira os horários dos plantões

Segunda-feira, 24 de junho: das 18h às 20h.

Terça-feira, 25 de junho: das 12h às 14h

Quarta-feira, 26 de junho: das 6h30 às 18h30.

Entenda os efeitos nocivos da MP

A MP 873/2019 foi publicada com o único objetivo de enfraquecer todos os sindicatos do país, colocando um enorme obstáculo para a arrecadação das mensalidades voluntárias. Por isso, foi considerada inconstitucional por centenas de juristas, já que interfere diretamente na relação entre as entidades e seus filiados.

É importante ressaltar que essa situação é diferente daquela que existia antes da Reforma Trabalhista, quando era permitido o desconto do chamado “imposto sindical”, que era pago por todos os trabalhadores, filiados ou não. A MP 873 interfere no poder decisório dos trabalhadores que escolheram livremente se filiar e contribuir com seus sindicatos.

Por isso, é importante que todos os trabalhadores que já são sindicalizados assinem as autorizações para que as mensalidades continuem a ser descontadas e o trabalhador não perca seus direitos associativos.

Fonte: Sinditest-PR