Trabalhadores da Ebserh reclamam de tratamento discriminatório no HC

Recentemente incorporados ao quadro do Hospital de Clínicas da UFPR, os trabalhadores do setor de Enfermagem contratados pela Ebserh apresentaram na manhã desta segunda-feira, 25, uma pauta de reivindicações à direção do HC.

O documento, com 17 pontos, pede desde o tratamento igualitário entre os servidores do hospital (atualmente, os concursados pela Ebserh se sentem discriminados, principalmente em relação à concessão de folgas) até a contratação de funcionários e a reposição de materiais.

O item oito, por exemplo, reclama a entrega de itens básicos, como jalecos e sapatos, a profissionais que ainda não o receberam. O ponto 11 pede a contratação de maqueiros para o centro cirúrgico, onde atualmente enfermeiros têm sido obrigados a deixar atribuições legais para carregar pacientes em macas, o que contraria a resolução 376/2011 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“Assim, causa duplo vínculo empregatício e lesões constantes devido ao excesso de trabalho. Profissionais obrigados a carregar sozinhos pacientes recém-operados em macas, aumentando significativamente as chances de ocorrer um grave acidente”, explica o texto.

A reunião desta segunda aconteceu em uma sala dentro do Complexo do HC, e contou com a presença de representantes do Sinditest-PR. O coordenador-geral do sindicato, José Carlos Assis, rebateu as acusações de que não teria representatividade diante dos trabalhadores da Ebserh.

“Nós somos contra esse modelo empresarial que está sendo implantado, jamais contra os trabalhadores da Ebserh”, respondeu. “Nós queremos unificar todos os trabalhadores, da Funpar, os R.J.U. (regimente jurídico único), e da Ebserh. Não adianta separarmos e fazermos reuniões com cada um em cada cantinho do hospital. Isso nos fragiliza. Unificados, sim, temos força”, garantiu.

A diretora do setor de Enfermagem do HC, Marilene Loewen Wall, comprometeu-se a agendar para breve uma próxima reunião, para responder à pauta de reivindicações apresentada nesta segunda-feira.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.