Organização dos docentes é destacada em abertura de Congresso do Andes-SN

Com a presença de mais de 450 participantes, teve início na manhã de segunda-feira, 25, o 35º Congresso do Andes-SN. Instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, o Congresso ocorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, até sábado, 30. Durante o evento, docentes de todo o país definirão a centralidade da luta e os planos de lutas da entidade para 2016.

Em suas falas, os dirigentes de diversas entidades ressaltaram a capacidade de organização do Sindicato Nacional como um exemplo de luta em defesa da educação pública e também dos direitos da classe trabalhadora.

Jordan Pereira, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), ressaltou a importância do Andes-SN no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, e seu aprendizado com a mobilização dos docentes. “A capacidade de organização dos professores em defender os trabalhadores e a qualidade da educação faz com que esse país não saia dos trilhos de vez. Continuem com a capacidade de organização e luta que vocês têm. O Andes-SN é exemplo para todos nós”, saudou Pereira.

Representando a CSP-Conlutas, Paulo Barela destacou que o 35º Congresso se realiza num momento bastante difícil para a classe trabalhadora, com o agravamento da crise econômica mundial. “O Congresso, ao mesmo tempo em que é realizado numa cidade emblemática, em função da luta desenvolvida pelos servidores públicos, sobretudo pelos professores, e que se consagra numa campanha pelo ‘Fora Beto Richa’, também se coloca num cenário de muitos ataques”, ressaltou.

Barela lembrou ainda que o Governo Federal anuncia uma nova reforma da Previdência, que, combinada com as reformas de 1998 e de 2003, vai aprofundar o ataque à aposentadoria dos trabalhadores, principalmente das trabalhadoras, já que se pretende elevar a idade de aposentadoria para 65 anos e igualar homens e mulheres, como se, no sistema capitalista, as mulheres não fossem muito mais exploradas que os homens.

“Nós entendemos que as resoluções deste Congresso certamente serão resoluções que vão responder a essa política do governo e vão armar a luta dos docentes no sentido de, em unidade com os demais servidores públicos e com os trabalhadores em geral, fortalecer a CSP-Conlutas, que é a alternativa independente dos trabalhadores hoje, e também fortalecer o terceiro campo, a partir do Espaço Unidade de Ação, que já tem elaborado algumas propostas, com a realização de uma grande marcha ainda nesse primeiro semestre, sem data definida”, concluiu.

Edson Fagundes, presidente da Seção Sindical do Andes-SN dentro da Universidade Tecnológica (SindUTFPR), afirmou que a realização do 35º Congresso na UTFPR é importante neste momento, pois a seção sindical completa 25 anos e enfrenta um processo de expansão da Universidade, com a ampliação de 13 para 14 campi. “Então, o Congresso é importante para organizar a própria seção sindical e motivar a militância, também pela própria história do Andes-SN, que são 35 anos de lutas não só pelos professores, mas em prol da classe trabalhadora, e especialmente pelo contexto do Paraná e de tudo que aconteceu nesses últimos doze meses, envolvendo especialmente os professores da rede pública”, comentou.

Em sua fala, o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, também destacou os 35 anos do Sindicato Nacional, comemorados em fevereiro deste ano. A data está sendo marcada no Congresso com uma exposição de registros fotográficos da história da entidade. Rizzo ressaltou ainda a luta dos docentes do Paraná, como um dos exemplos de enfrentamento à retirada de direitos, assim como a mobilização dos estudantes de São Paulo e Goiás, com as ocupações das escolas, e recentemente as manifestações contra o aumento da tarifa de transporte público, que mostram que os movimentos estão nas ruas em defesa de seus direitos e respondendo aos ataques.

Rizzo destacou também a grande participação dos docentes no 35º Congresso. “Estamos com a expectativa de boas discussões durante o Congresso, pois ele ocorre num momento em que o Andes-SN, a partir de sua base, discutirá e encaminhará orientações precisas para enfrentar a conjuntura difícil que se apresenta para 2016”, avaliou.

Fonte: Andes-SN.

1. Pingback: chatting dating sites 100%free

2. Індивідуальні консультації.
    Психолог онлайн Консультация у психолога.
    Психолог Онлайн. Консультация психолога в Киеве
    Помощь профессионального Психолога.
    Индивидуальный подход к консультированию!

3. С любовью для вас девять рейтинговых сериалов для настоящих поклонников тайны.
    Чики смотреть онлайн все серии подряд
    смотреть в онлайн-кинотеатре.
    Закачивайте по рейтингу, Сериалы жанра “Ужасы”.
    Точно также наш проект помогает каталог каналов ТВ Центр,
    HD НТН, 4K Euronews, прямой эфир Матч ТВ, трансляция Россия 24.

4. Тут девять свежих сериалов для ценителей дедективов.

Тайсон Фьюри – Деонтей Уайлдер прямая трансляция. новый сезон, новые серии.

Ищите по рейтингу, Сериалы жанра “История”.
    Аналогично мы предлагает список различных каналов 2х2,
    HD СТБ, 4K Наше новое кино, прямой
    эфир ТВ Центр, трансляция Первый канал.

5. Тут девятнадцать топовых сериалов для настоящих поклонников дедективов.

Бумажный дом 5 сезон 7 серия смотреть онлайн
    смотреть онлайн. Смотрите по рейтингу кинопоиска, Сериалы жанра “Фэнтези”.
    Кроме того все мы предоставляет
    таблицу телеканалов К1, HD ПлюсПлюс, 4K
    Eurosport 1, прямой эфир ПлюсПлюс, трансляция СТБ.

6. Cмотреть все сезоны онлайн, Озвучка – Перевод TVShows, лостфильм, алексфильм, байбако Игра в кальмара 2 сезон 1 серия Бумажный дом, Настоящий детектив, Загрузка, Убийства в одном здании, Триггер, Грань – все серии, все сезоны.