Técnicos(as) da UFPR aprovam paralisação dia 15 de outubro em defesa das 30 horas

Trabalhadores e trabalhadoras da UFPR aprovaram por unanimidade paralisação para o dia 15 de outubro – ou para a data da sessão Conselho Universitário que irá rediscutir a jornada flexibilizada – em defesa das 30 horas e contra a perseguição dos órgãos de controle, em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (27), na Reitoria da UFPR.

No dia 15 de outubro, a concentração começará cedo com uma assembleia geral na porta do prédio da Reitoria, para recepcionar os(as) conselheiros(as) e pressioná-los a votar a favor das 30 horas. Os(as) trabalhadores(as) se manterão em uma assembleia permanente, acompanhando a discussão no COUN, e mobilizados para caso seja necessário aprovar algum encaminhamento, como o prosseguimento da greve.

“Os reitores estão utilizando a Instrução Normativa 02 para dizer amém aos órgãos de controle”, salientou a coordenadora de Administração e Finanças do Sinditest, Mariane Siqueira. “Queríamos estar paralisando pelo aumento dos nossos salários, mas vamos ter que fazer greve para não perder a resolução das 30 horas”, afirmou a coordenadora de Comunicação e Imprensa, Carla Cobalchini.

Também será disponibilizada no site do sindicato a lista de conselheiros da UFPR por setor, para que os técnicos possam dialogar e apresentar nossa posição de assembleia em defesa da manutenção e aplicação da resolução 12/17-COUN.

03 de outubro – Dia de luta e mobilização

Outra medida aprovada nesta manhã foi a realização de ações de mobilização no dia 3 de outubro. Será realizada uma formação para membros das comissões locais de flexibilização, das três Instituições – UFPR, UTFPR e UNILA – sobre a Instrução Normativa 02, do Ministério do Planejamento, com a assessoria jurídica do Sinditest.

Além disso, será protocolado um documento sobre as perseguições dos órgãos de controle, solicitando que nenhuma ação das reitorias se dê contra a comunidade interna e a favor dos abusos da CGU e TCU.

Discussão

Na assembleia, foram repassados informes sobre a rodada de assembleias setoriais realizada nesta semana nos campi Botânico, Agrárias e Politécnico. As assembleias setoriais continuarão sendo realizadas na UFPR, UTFPR e UNILA.

Todas contra o Coiso

A base também aprovou a participação das trabalhadoras na manifestação Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, no sábado (29), às 16h, na Boca Maldita, em Curitiba. As mulheres farão um ato contra o candidato que tem propostas fascistas e contra os direitos das mulheres.