Técnicos votam regras da consulta que escolherá nova reitoria da UFPR

um91

A comunidade acadêmica da UFPR irá às urnas no início do segundo semestre para escolher os novos dirigentes da reitoria da universidade. As regras da votação, elaboradas pela Comissão Paritária de Consulta, passaram na manhã desta terça-feira, 07, pelo crivo dos servidores técnico-administrativos, reunidos em assembleia geral.

De acordo com a proposta aprovada, a consulta deve acontecer nos dias 30 e 31 de agosto e 27 e 28 de setembro, no caso de votação em dois turnos. Na hipótese haver apenas duas chapas inscritas, cenário que no momento parece o mais provável, a ida às urnas se dará no fim de setembro.

O período de inscrição para as chapas é de 13 a 17 de junho.

A assembleia de hoje também definiu, entre os servidores da UFPR, que toda a base do Sinditest-PR terá direito a voto na consulta do segundo semestre. Na comunidade acadêmica, havia dúvida sobre se os trabalhadores da Ebserh e da Funpar participariam do pleito. “Tem que votar quem é base do sindicato. Trabalhadores Funpar/HC votam, Ebserh votam, R.J.U. votam. Não tem polêmica. É isso que a gente defende”, argumentou Rufina Rodrigues, representante dos técnicos administrativos na Comissão Paritária de Consulta.

As propostas da Comissão Paritária de Consulta já passaram também por assembleias de discentes e docentes. Os resultados aprovados pelas três categorias agora devem ser computados e lançados em edital ainda esta semana.

Consulta, não eleição

De acordo com o estatuto da UFPR, a comunidade acadêmica não elege o reitor da universidade. Ela é apenas consultada e faz uma indicação, que depois precisa ser referendada pelo Conselho Universitário (Coun).

A partir de agora, os trabalhos da Comissão Paritária de Consulta podem ser acompanhados neste link.

Greve da Funpar
Os trabalhadores da Funpar/HC, que estão em greve reivindicando reajuste salarial, participaram maciçamente da assembleia de hoje. Desde ontem, quando a categoria cruzou os braços, nenhuma nova proposta foi apresentada pela comissão de negociação patronal.

Na tarde desta terça-feira, às 15 horas, acontece uma audiência de conciliação entre Funpar, UFPR e Sinditest-PR, no Tribunal Regional do Trabalho, provocada pela patronal.

Uma nova assembleia dos trabalhadores está marcada para amanhã, quarta-feira, 8, às 9 horas, no auditório do sétimo andar do anexo B do Hospital de Clínicas.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.