TAEs da UTFPR elegem amanhã (09) novos membros do COUNI

Técnicas e técnicos administrativos em educação e docentes da UTFPR elegem amanhã, dia 09, seus representantes para o Conselho Universitário. A votação, organizada pela Comissão Central Eleitoral (CCE), será realizada de maneira remota via sistema Helios Voting, das 8h às 20h. O software foi utilizado anteriormente nos processos de consulta para a Reitoria.

Órgão máximo deliberativo, administrativo e financeiro da Universidade, o COUNI terá em sua próxima composição, no mínimo, representantes da categoria dos técnicos administrativos em educação de cinco campi distintos.  Já os docentes poderão eleger mais do que o dobro de chapas – somente o campus Curitiba contará com oito duplas no Conselho a partir do ano que vem.  O mandato é de quatro anos e se encerra em 2026.

“Diante do número de chapas inscritas, acreditamos que a representatividade, embora pudesse ser maior, contempla pessoas de vários campi, fazendo com que as 5 chapas eleitas representem os TAEs no COUNI, trazendo melhorias para a comunidade em geral”, afirma o técnico André Jr. de Oliveira, presidente do CCE.

Segundo o representante da categoria na Comissão, não houve mudanças expressivas no regulamento desde a última disputa para o Conselho. “O que mudou em relação à última eleição é que cada categoria vota apenas na sua categoria e em apenas uma chapa. Servidores da Reitoria podem votar na representação dos técnicos de qualquer um dos 13 campi”, explica.

A relação com as chapas homologadas bem como o regulamento completo que rege esta eleição está disponível para consulta na página da CCE. No site da UTFPR é possível acessar um tutorial sobre como acessar o Helios.

“A eleição é sempre momento de renovação, seja para reeleger alguém que conhecemos ou eleger alguém com novas ideias. Dessa forma consideramos indispensável a participação de todos neste momento democrático. Façamos um esforço para que participemos desse extraordinário processo democrático. Conheçamos as pautas dos candidatos e tentemos nos alinhar às existentes por meio de questionamentos. Quando eleitos a comunidade precisa de participar no acompanhamento dos trabalhos executados e na sugestão de novas pautas, pois a eleição existe para isso, para que tenhamos bons representantes no Conselho Universitário”, finaliza André.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR