SPSS lança Cartilha de Orientações Ergonômicas para o Trabalho em Escritório Presencial ou Remoto

A seção de Promoção à Saúde do Servidor (SPSS) da Universidade Federal do Paraná acaba de lançar uma Cartilha de Orientações Ergonômicas para o Trabalho em Escritório Presencial ou Remoto. O material, direcionado para os técnicos, técnicas e docentes da instituição, apresenta dicas práticas para que os servidores e servidoras possam trabalhar em casa com um pouco mais de conforto.

A falta de ergonomia é, inclusive, uma das principais queixas da nossa categoria. Segundo pesquisa recente realizada pelo Sindicato, 47% dos TAEs respondentes disseram ter sentido algum problema físico causado pelas novas instalações de trabalho, tais como dores nas costas e no pescoço. Sobre qual problema físico os respondentes sentiram, 42% assinalaram que sentiram dores nas costas por conta de suas instalações de trabalho. A segunda maior queixa foi a em relação ao pescoço (32%). Ambas devem se ligar às avaliações negativas em relação à cadeira e mesa, verificada em pesquisa anterior – no primeiro levantamento, realizado ano passado, constatamos que as principais reclamações de itens de trabalho remoto foram cadeira e mesa, respectivamente avaliadas como 58% e 53% de regular/ruim.

“O trabalho remoto está sendo desafiador em todos os sentidos. Não apenas pela distância e pelas dificuldades de comunicação, mas também pela precariedade das instalações. Muitas pessoas não dispõem de um espaço específico para o trabalho em casa, com mobiliário adequado, e por isso acabam improvisando. A presente cartilha da SPSS é importante para ajudar no nosso dia a dia, mas é preciso que a Universidade planeje mais ações para dar suporte aos técnicos e técnicas durante essa fase do trabalho remoto, finaliza Elis Ribas, coordenadora do Sinditest.

Para solicitar a sua cartilha, cadastre-se no link a seguir ou clique aqui: https://forms.office.com/r/0xSX1wLTgw.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR