Série ‘Conheça a nossa categoria’: Maria Marilei Soistak Christo, Pedagoga na UTFPR Ponta Grossa

0

Dando continuidade à série de entrevistas com colegas Técnicos Administrativos em Educação, iniciativa promovida pela Coordenação de Educação do Sinditest em parceria com a Comissão Interna de Supervisão de Carreira (CIS/UFPR), apresentamos hoje Maria Marilei Soistak Christo, Pedagoga do Departamento de Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa (DEPED). Nas linhas a seguir, a técnica, que atua na instituição há uma década, conta um pouco do seu dia a dia profissional. Confira!

Qual é a sua formação profissional?

Maria Marilei : Pedagoga, com mestrado e doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Maria Marilei : 10 anos

Como é a rotina na sua Unidade de lotação?

Maria Marilei: Trabalhamos por demanda, as rotinas são variadas. Quando há editais em aberto, trabalhamos juntamente com ações de acolhimento, auxílio na adaptação acadêmica, orientação de hábitos de estudos, acompanhamento de rendimento acadêmico, Oficinas de acordo com a avaliação da demanda, comissões de trabalho que surgem de acordo com a necessidade.

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Maria Marilei: Fontes de satisfação profissional: Concluir o dia com êxito no que estava programado: tarefas, agenda, e organização das atividades seguintes. Ver o comprometimento dos colegas em buscar sempre melhorias e a satisfação das pessoas atendidas, o nos incentiva a continuar. Finalizar uma ação planejada com sucesso. Fonte de frustração: Gostaria de ler mais e me atualizar com maior frequência.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Maria Marilei: A minha função está  conectada ao atendimento de alunos e se relaciona diretamente com o cotidiano da instituição, pois o foco principal de uma universidade são os alunos. Há trabalho também quando não há alunos, entretanto no cotidiano normal, nossas atividades ficam focadas a eles.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Maria Marilei: Meu trabalho é essencial. Atendemos diversos tipos de assuntos e os intermediamos quando é vinculado ao nosso setor. Atendimento especializado para orientação e encaminhamento quando necessário é de extrema importância no âmbito universitário.

O Coordenador de Educação do Sinditest, Guilherme Ruthes, convida você a ler uma reflexão de Paulo Freire sobre a profissão de Pedagogo.  Clique aqui e acesse o conteúdo.

 

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X