Situação vence e Pilatti é o novo reitor da UTFPR

830
im54

Aluno vota durante eleição da UTFPR.

A UTFPR elegeu na quarta-feira, 27, o seu novo reitor. A apuração, que terminou por volta de 00h30 desta quinta, deu a vitória à Chapa 3, da situação (Luiz Alberto Pilatti e Vanessa Ishikawa Rasoto), com 27,7% dos votos.

A eleição, no entanto, foi apertada. A Chapa 1 (Marcos Schiefler Filho e Jean-Marc Lafay) fez 24,22% e a Chapa 2 (Nanci Stancki da Luz e Volmir Sabbi), 19,01%.

Os ausentes foram 27,48% dos aptos a votar. Os votos em branco foram 0,34% e as cédulas anuladas, 1,25%.

Considerando apenas os votos válidos, o resultado foi: Chapa 1 (34,14%), Chapa 2 (26,8%), Chapa 3 (39,06%).

A chapa vitoriosa teve melhor desempenho entre os servidores (técnicos administrativos e professores), segmento no qual fez 1 218 votos, em um total 3 690. As outras duas chapas dividiram a preferência dos discentes. Schiefler teve 2 967 votos e Nanci, 2 959, uma diferença de apenas oito sufrágios. 23 055 estudantes deixaram de votar.

Vale lembrar que no sistema eleitoral da UTFPR o voto estudantil tem peso de apenas 20%, enquanto o voto dos servidores, força de 80%.

Nos campi
Entre os servidores, a chapa Pilatti-Vanessa venceu em sete dos 13 campi da UTFPR (Apucarana, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa e Santa Helena). Schiefler e Jean-Marc fizeram maioria em cinco (Cornélio Procópio, Curitiba, Dois vizinhos, Pato Branco e Santa Helena). Nanci e Volmir venceram apenas em Campo Mourão.

O resultado se inverteu entre os estudantes, segmento em que a chapa Nanci-Volmir venceu na maioria dos campi, cinco no total (Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina e Medianeira). As outras duas chapas levaram a melhor em quatro campi cada uma. Pilatti e Vanessa conseguiram a maioria dos votos em Apucarana, Guarapuava, Ponta Grossa e Santa Helena, enquanto Schiefler e Jean-Marc saíram vitoriosos em Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Pato Branco e Toledo.

Neste link você pode conferir e planilha de votação detalhada, disponibilizada pela comissão eleitoral.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X