Sinditest promove na próxima quinta-feira (26) formação sobre assédio moral

0

O Sinditest promove, na próxima quinta-feira (26), às 14 horas, a formação “Conversando sobre assédio moral e outras formas de violência no trabalho”. O evento  gratuito, voltado para todos os trabalhadores e trabalhadoras da base, será facilitado pela psicóloga Janaína Leão Rego.

Caracterizado pela conduta abusiva, intencional, frequente e repetitiva que se manifesta no ambiente de trabalho, o assédio moral tem por intuito – por meio de atos, gestos, palavras ou escrita – humilhar, constranger e desqualificar a pessoa ou um determinado grupo, atingindo sua dignidade e saúde física e mental, colocando em risco a integridade pessoal e profissional.

De acordo com a psicóloga, que desde o ano passado atua como funcionária do sindicato no departamento de saúde do trabalhador, a humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo a sua identidade, dignidade, bem como as relações afetivas e sociais. “Além de causar graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para incapacidade laborativa, desemprego e até mesmo a morte”, explica.

Assédio é comum

Uma pesquisa recente realizada pelo site Vagas.com mostrou que 52% dos brasileiros já sofreram assédio moral ou sexual no trabalho. Esta realidade não é muito diferente da denunciada pelos trabalhadores e trabalhadoras da base. “O assédio moral é um assunto sério e que atinge muitos colegas de trabalho. Precisamos entender de que forma ele acontece, só assim conseguiremos combatê-lo”, afirma a coordenadora de comunicação do Sinditest Carla Cobalchini, que reforça o convite: “avise os seus colegas, participe deste importante debate!”.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X