Sinditest-PR presente no Encontro Nacional do Jurídico da Fasubra em Brasília

Já dizia o líder Martin Luther King: “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”. Seguindo esse tom combativo, 35 entidades sindicais que representam TAEs de todo Brasil estão reunidas na capital federal até hoje (18). Ao todo são 41 dirigentes e 34 assessores jurídicos.

Representado o Sinditest-PR estão as Coordenadoras de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho, Rosemeire Souza e Marisa Ribas. O advogado Tiago Staudt Wagner, assessor jurídico da entidade, também participa do evento.

O encontro é promovido pela Direção Nacional da Fasubra, por meio da Coordenação Jurídica em conjunto com a Coordenação de Organização Sindical.

Entre os temas, autonomia universitária na conjuntura atual; ataques à autonomia universitária; a reforma administrativa do governo Bolsonaro; o mundo do trabalho e teses das assessorias dos sindicatos de base.

Evento

No primeiro dia, o destaque foi a palestra de abertura, com a subprocuradora geral da República Debora Duprat, chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Também aconteceram os debates sobre os ataques à autonomia universitária, além dos painéis sobre o programa Future-se, jornada de trabalho dos servidores, eleição das listas tríplices para reitores e flexibilização do trabalho.

Nesta quinta-feira (17), o tema que mais chamou a atenção foi a Reforma Administrativa, pretendida pelo Governo Bolsonaro.

Hoje (18), os participantes estão debatendo a conjuntura do mundo do trabalho e os desafios da organização sindical frente ao momento político atual. No final do dia, serão feitos os encaminhamentos do encontro.

Mais informações sobre o evento AQUI.

Fonte: Sinditest-PR