Sinditest-PR lança campanha para impulsionar Progressão Por Capacitação Profissional

Incentivar as técnicas e os técnico-administrativos em educação (TAEs) a avançarem na carreira e, consequentemente, aumentarem os seus salários. Este é o objetivo da ação permanente promovida pelo Sinditest-PR, a partir desta quinta-feira (16). A iniciativa, voltada para toda a categoria, visa fornecer orientações sobre a Progressão Por Capacitação Profissional para mudança no padrão de vencimento horizontal.

“A situação é preocupante. Fizemos um levantamento, e apenas no CHC mais de 100 servidores RJU ainda não progrediram para além do nível 1, ou seja, estão perdendo dinheiro. Organizamos uma força-tarefa para reverter esse quadro. Queremos que todos os colegas possam se qualificar e aumentar os seus rendimentos”, explicou a coordenadora Elis Regina Ribas.

O direito à progressão por capacitação, previsto na lei 11.091/2005, assegura o acréscimo de 3,9% na remuneração dos TAEs a cada novo nível incorporado. Para a mudança de padrão, é necessário comprovar a realização de cursos ou disciplinas isoladas que possuam relação direta com o cargo ocupado, observando a carga horária mínima exigida e o intervalo obrigatório de 18 meses entre cada processo.

“Para evitar essas perdas, a PROGEPE-UFPR oferece constantemente cursos de capacitação em parceria com a CIPEAD e outras unidades, além dos cursos online da ENAP e escolas de governo como a EVG. Há também uma portaria que lista temas de cursos de capacitação que guardam relação direta com a área específica de atuação dos TAEs”, ressaltou a dirigente sindical.

De acordo com informações da Comissão Interna de Supervisão de Carreira da UFPR (CIS), técnicas e técnicos que ainda não superaram o padrão 1, podem estar perdendo valores que começam em R$2.413,01, caso dos TAEs de nível A, e terminam em R$7.603,81 – quantia relativa às servidoras e aos servidores técnico-administrativos em educação de nível E.

Interessadas e interessados na assessoria oferecida pelo Sindicato devem agendar um horário com o departamento de cadastro da entidade via WhatsApp (+55 41 8878-2402) ou através do telefone da recepção (41 3362-7373). A consultoria é exclusiva para filiados e filiadas – TAEs que ainda não integram o quadro associativo poderão se filiar na hora. Avise os seus colegas!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR