Assembleia aprova por unanimidade reajuste de 9% mais R$200 no Auxílio Alimentação

Em assembleia geral virtual realizada quarta=feira (15), técnicas e técnico-administrativos em educação da base do Sinditest-PR aprovaram por unanimidade a proposta de reajuste de 9% no salário, percentual válido tanto para trabalhadores da ativa quanto para aposentados, mais R$200 de acréscimo no Auxílio Alimentação. Os valores, que serão incorporados à folha de pagamento do mês de maio, foram apresentados pelo governo à Fasubra no dia 10 de março, durante a última reunião da Mesa de Negociação Emergencial, em Brasília.

“A Federação orientou os Sindicatos de base a aceitarem este acordo, porque entende que não dá mais para perdemos tempo. Esse aumento é uma grande vitória, ainda que parcial, porque nós não recuperamos todas as nossas perdas”, afirmou o coordenador Marcello Locatelli.

Para Mariane Siqueira, coordenadora-geral do Sindicato, embora o valor negociado não seja ideal, é preciso relembrar a categoria que os esforços precisam ser direcionados para a negociação do reajuste do próximo exercício, já que o governo Lula demonstrou abertura para dialogar com as representações das servidores e dos servidores públicos. “É a primeira vez na história que a gente senta para negociar o orçamento do ano anterior. Tudo muito diferente do que estávamos acostumados”, afirmou.

Quanto à aprovação da nova remuneração das trabalhadoras e trabalhadores do Executivo Federal pelo Congresso, destacou que há um acordo com os presidentes das casas legislativas para que a proposta seja aceita sem nenhum tipo de entrave, visto que não extrapola os R$11,2 bilhões previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Já existe um comprometimento do governo que, assim que acabar essa “negociação emergencial”, de abrir a mesa específica onde iremos pautar a necessidade de melhorar nosso Plano de Carreira, do Per Capita, sobre a necessidade de equiparação do nosso Auxílio Alimentação com o Judiciário, dentre outros direitos que conquistamos e que queremos que sejam atualizados e melhorados”, explicou Mariane.

Os valores referente aos reajustes, salarial e auxílio alimentação, estarão nas contas dos técnicos e técnicas no mês de junho, sendo que a reposição acontece a partir da folha de pagamento de maio deste ano.