Sinditest-PR fortalece o combate à violência contra a mulher na 20ª Jornada Agroecológica em Curitiba

A coordenadora Rosaninha Silva representou o Sinditest-PR na Oficina Movimento das Mulheres Indígenas realizada durante a 20ª Jornada Agroecológica. A roda de conversa, envolvendo a Marcha Mundial de Mulheres, Defensores e Defensoras Populares e jovens mulheres indígenas das tribos Kaingang, Guarani e Munduruku, possibilitou às participantes o compartilhamento de experiências sobre suas diversas lutas, as violências enfrentadas, a vida universitária e os desafios em seus territórios.

A Jornada tem por objetivo ampliar a discussão sobre os modos de produção e consumo de alimentos, visando a prática de alternativas sustentáveis, valorização da agroecologia, e conscientização sobre as opressões e problemas causados aos povos tradicionais e do campo pelo avanço do agronegócio no país.

Coordenadora Rosaninha Silva.

“O evento foi marcado por emoções intensas, destacando a importância de as mulheres permanecerem unidas e formarem redes de apoio. Ficou evidente que a violência de gênero transcende todas as classes sociais, manifestando-se de maneiras cruéis e inimagináveis”, afirmou a dirigente sindical.

Defensoras Públicas do Nudem (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Paraná) também marcaram presença, contribuindo para a discussão em torno da garantia dos direitos e da defesa das mulheres.

Diante desse cenário, a mensagem enfática emitida foi “Diga Não à violência contra a Mulher”. O Sinditest-PR reforçou a importância da denúncia como ferramenta crucial na luta contra a violência, destacando a necessidade de a sociedade como um todo unir esforços para erradicar esse problema persistente.

O evento reafirmou o compromisso do Sindicato na promoção da igualdade de gênero e na busca por um futuro onde todas as mulheres possam viver livres de violência e desfrutar plenamente de seus direitos fundamentais.

Encontro de Mulheres da Fasubra
A coordenadora Rosaninha também participou da reunião virtual das mulheres da Fasubra, realizada no dia 17 de novembro. O encontro foi promovido pela Coordenação da Mulher Trabalhadora para discutir o planejamento de ações nas entidades de base da Federação, para o próximo ano. O evento contou com apresentações das atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano ,em combate à opressão, machismo e a violência contra a mulher.

Confira a entrevista com a técnica Joyce Niagla Paulino, autora do livro Horta Urbana com Ação Agroecológica e Ecopedagógica,