Censura: Prefeitura de Toledo cancela show de Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi na Virada Cultural

0

O Sinditest-PR repudia veementemente a decisão do município de Toledo de cancelar o show do cantor Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi  durante a Virada Cultural, programada para os dias 8 a 10 de dezembro.

De acordo com o Blog do Esmael, as justificativas apresentadas pelo prefeito, numa nítida capitulação à extrema direita raivosa representada pela vereador Marcelo Marques (Patriota), de que a foto do artista ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria causado “repercussão negativa” e poderia “gerar incômodo” à população, é inaceitável e representa um ato de censura injustificável.

A “impossibilidade de atender as exigências técnicas quanto a estrutura de som e luz de palco” é outra desculpa no mínimo estranha que a prefeitura deu e está sendo motivo de zoação pela juventude da cidade.

Um protesto contra a censura foi marcado para segunda-feira, 14h, em frente à Câmara de Vereadores.

A cultura é um pilar fundamental da sociedade democrática, e a liberdade de expressão é um direito constitucional que deve ser respeitado. Cancelar um evento cultural devido à afinidade política de um artista é uma afronta à democracia e aos princípios da diversidade e pluralidade cultural.

Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi  são artistas consagrados, reconhecidos nacional e internacionalmente, e suas contribuições para a música brasileira são inquestionáveis. A decisão do prefeito Beto Lunitti (MDB) não apenas prejudica a reputação cultural de Toledo, mas também coloca em xeque a integridade da Virada Cultural, um evento que deveria promover a diversidade artística e cultural.

É lamentável que em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com atitudes tão retrógradas e antidemocráticas. O cancelamento destes shows é um ato de censura que deve ser repudiado por todos que valorizam a liberdade de expressão e o direito à cultura.

Exigimos a revisão imediata dessa decisão arbitrária e apelamos para que as autoridades competentes investiguem esse caso de censura artística, garantindo que a Virada Cultural de Toledo possa seguir seu curso sem interferências políticas que atentem contra os princípios democráticos e culturais.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X