Sinditest-PR estimula a participação de delegadas e delegados de base em debates da categoria

A última Plenária Nacional da Fasubra, realizada no início de junho, foi a primeira experiência representando a categoria para muitos delegados e delegadas de base. A renovação do quadro de representantes por locais de trabalho promovida pelo Sinditest-PR busca possibilitar que novas lideranças sindicais surjam da base, em um processo de desenvolvimento político apoiado pelo Sindicato.

Eleito pelos colegas recentemente, Marcelo Smaniotto, da UFPR Pontal do Paraná, foi um dos técnicos que compôs a chapa escolhida em assembleia para participar do debate da Federação em Brasília.

“Sou extremamente grato por ter ganhado a oportunidade de conhecer como funciona uma plenária, também me senti extremamente enriquecido por ter conversado com outras pessoas e ter ganhado experiência e conhecimentos de outros locais”, afirmou o delegado.

Para Elis Regina Ribas, coordenadora de Organização por Local de Trabalho, os representantes por local de trabalho possuem um papel importante, são os elos que conectam a entidade aos TAEs e, portanto, precisam compartilhar as discussões as quais participam.

“Conseguimos ampliar a capilaridade da direção sindical e, desta forma, demandas e reivindicações específicas de cada unidade chegam até nós de maneira muito mais rápida, assim como a busca por soluções para os problemas apresentados pelas técnicas e técnicos”, ressaltou a sindicalista.

Segundo Melissa Vicentini, coordenadora que também se dedica à pasta, além do aumento na celeridade, outro ganho tem sido percebido pela direção do Sindicato: com a participação presencial dos delegados em eventos importantes o debate torna-se mais qualificado na base. “De certa maneira, o trabalho sindical acaba encontrando menos entraves quando o diálogo das pautas que importam à categoria é introduzido previamente nos locais de trabalho”.

“Considero a participação algo de suma importância, pois dessa forma conseguimos garantir uma maior heterogeneidade de participantes e expor melhor os problemas que cada local e grupo de pessoas enfrentam. Conhecer melhor a realidade de distintos locais auxilia na tomada de decisão – conhecendo os problemas que todos enfrentam podemos tomar uma decisão mais justa e, de maneira unificada, podemos tomar decisões democráticas”, finalizou Smaniotto.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR