UFPR: Sinditest-PR discute criação de Comissão de Segurança e Prevenção de Acidentes com Direção do Setor Litoral

Coordenadores e delegada de base do Sinditest-PR participaram nesta segunda-feira (20) de uma reunião com a direção do Setor Litoral da UFPR para a discussão de pontos da pauta local levantados pela categoria no mês de maio.

“Conversamos principalmente sobre a criação de uma estrutura semelhante à CIPA, que envolva a infraestrutura do local de trabalho e ações de promoção à saúde e prevenção de riscos e acidentes”, explicou a dirigente sindical Elis Regina Ribas.

Além disso, durante o período em que o Sindicato esteve no Setor foi dado continuidade ao processo de recadastramento de filiadas e filiados, entrega de brindes e de efetivação de novas filiações.

Confira abaixo os principais encaminhamentos da reunião!

Comissão de Segurança e Prevenção de Acidentes por local de trabalho

Assunto pautado pela delegada de base Letícia Vargas, a viabilização de uma Comissão de Segurança e Prevenção de Acidentes por Local de Trabalho está sendo articulado pela entidade junto à chefia da Unidade de Saúde Ocupacional (USOC), que estudará a implementação de um grupo de trabalho que possa debater a questão contemplando toda a Universidade.

“O GT contará com a consultoria técnica da Engenheira de Segurança do Trabalho contratada pelo Sindicato.  A ideia é que ela possa prover informações que embasem uma futura resolução, visando sempre a segurança e bem estar da categoria e demais membros da comunidade acadêmica”, destacou Elis.

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), iniciativa da PROGEPE para o levantamento de dados referentes à infraestrutura e suas condições, foi outro tópico abordado durante a reunião. O projeto, que já está sendo realizado em algumas unidades, é considerado fundamental para o fomento de futuras discussões sobre o tema. Diante desta demanda, a direção setorial se comprometeu a conhecer melhor o programa para que seja implementado também no Setor.

Caixas d’água

A coordenadora sindical Maria Aparecida questionou a direção da UFPR Litoral sobre a cobertura das caixas d’água, uma preocupação levantada pela base.

“Ficou esclarecido que no momento as caixas estão bem cobertas com lonas, após incidente com fortes ventanias que destruiu as tampas antigas”, explicou Cida.

A direção do Setor também informou que devido aos cuidados com a transmissão da dengue está monitorando diariamente a cobertura emergencial e que a coleta de espécimes do mosquito na área demonstraram que estes que ali ocorrem não são portadores do vírus causador da moléstia.

Exames Periódicos

Uma preocupação das técnicas e técnicos é com a ausência dos exames periódicos. O coordenador Máximo Collares ressaltou que pode acionar a USOC  junto com a direção do Setor, solicitando que os exames ocorram em mais de um dia a fim de atender todas as servidoras e servidores, já que em ocasião anterior à pandemia um dia não foi suficiente para a realização das consultas de avaliação.

Conselho Setorial

“Por fim, solicitamos o apoio da direção do Setor para a escolha da Representação Técnica para compor o assento no Conselho Setorial e também para a aprovação da Resolução de Pesquisa, que trará mais segurança à Comissão de Pesquisa do Setor para analisar as propostas de estudos desenvolvidos pelas técnicas e técnicos”, finalizou Elis.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR