Sinditest-PR convoca para Assembleia na Unila

Servidores técnicos-administrativos (TAEs) que atuam na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, estão convocados para a Assembleia Ordinária da categoria. O encontro será na próxima segunda-feira (2), às 8h.

Entre a os assuntos em pauta estão: os afastamentos Stricto Sensu, 30h na Unila, Plano Mais Brasil, paralisação nacional do dia 18 de março e eleição dos delegados de base.

“É essencial a presença de todos os trabalhadores nesse assembleia, que além de eleger nossos novos delegados trará pontos importantes da nossa luta na Unila, como as 30h e as dificuldades para afastamentos para capacitação, além da organização de nossa participação na greve nacional do dia 18”, destaca o coordenador-geral do Sindietest-PR, Daniel Mittelbach.

Ele lembra que a redução da jornada de trabalho dos TAEs para 30 horas semanais é uma reivindicação que já vem sendo trabalhada desde 2015, com a Comissão Permanente de Flexibilização da Jornada (CPFJ) da Unila.

Outro ponto importante das discussões será acerca das restrições ao afastamento dos servidores para capacitação. A medida foi decretada pelo governo federal em 2019 e ameaça a qualificação profissional de todo funcionalismo público federal, uma vez que prevê, entre outras medidas, o fim do pagamento de gratificações e adicionais para o servidor que se afasta por mais de 30 dias para se capacitar.

Isso é ilegal pois vai contra o direito de afastamento e os termos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação [PPCTAE], avalia o dirigente do Sinditest-PR.

Também em discussão na Assembleia da Unila estará o Plano Mais Brasil, que – sob o pretexto de ajuste fiscal – é mais tentativa do governo Bolsonaro de reduzir direitos dos servidores para transferir os recursos públicos ao sistema financeiro. Ele contém três Propostas de Emenda Constitucional (PECs): a dos Fundos Públicos (187/2019), a do Pacto Federativo (188/2019) e a Emergencial (186/2019), que pretende reduzir jornada e salários, impedir progressões de carreira, suspender concursos púbicos, entre várias outras medidas.

Só conseguiremos reverter tantas afrontas ao trabalhador federal se houver união e a presença de toda categoria. Participe e prepare-se para o Greve Nacional do dia 18 de março!

Serviço:

Assembleia Ordinária na Unila

Data: 2 de março

Local: Sala C213 – Jardim Universitário – Prédio Central

Pauta:

– Informes

– Afastamentos Stricto Sensu

– 30h na Unila

– Plano Mais Brasil

– Paralisação do dia 18/3

– Eleição de delegados de base.

Fonte: Sinditest-PR