Sinditest lança campanha “Cuidado, é golpe!”

0

Objetivo é alertar a categoria sobre tentativas de fraudes

Servidoras e servidores públicos são alvos frequentes de tentativas de golpe. Com as técnicas e técnicos-administrativos em educação, sobretudo com os aposentados e as aposentadas, a situação é corriqueira e vem trazendo inúmeros prejuízos financeiros. No intuito de alertar a base sobre esses crimes, o Sinditest lança a campanha de sensibilização “Cuidado, é golpe!”. A iniciativa, que contempla diversas ações de comunicação, como cartilhas, cards e lives, conta com o suporte técnico do departamento jurídico da entidade.

“Todos os dias ouvimos relatos de colegas que foram vítimas de golpes. Os criminosos estão sofisticando as suas práticas, até mesmo as pessoas mais informadas acabam caindo porque as quadrilhas investem cada vez mais em formas de se passarem por empresas reais”, afirma a coordenadora geral do Sinditest Rosana Silva, a Rosaninha.

Para o advogado Bruno Zanello, que integra a assessoria jurídica do Sindicato, o principal motivo para que a base esteja na mira dos golpistas é a facilidade de acesso ao crédito que a categoria tem. “Isso atrai os criminosos, que enxergam uma oportunidade. Outro elemento é a comercialização ilegal dos dados dos servidores e servidoras, feita geralmente por grupos criminosos que acessam os sistemas ilicitamente”, explica.

Em posse de dados como nome, CPF e histórico bancário, as quadrilhas se passam por empresas financeiras idôneas, o que confunde as vítimas, que não percebem a fraude.  “Com a pandemia de coronavírus, os aposentados e as aposentadas passaram a usar a internet para realizar transações bancárias. Para esse público específico, os procedimentos virtuais ainda são algo novo, portanto, eles estão mais suscetíveis a golpes como o do WhatsApp”, ressalta a coordenadora do GT de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinditest Maria Aparecida Oliveira, a Cida.

Live de lançamento

Uma live, que será realizada no dia 10 de agosto, é a primeira atividade articulada pela campanha “Cuidado, é golpe!”. No bate-papo, que será transmitido no canal do Sinditest no Youtube, especialistas abordarão o assunto de maneira didática – as técnicas e os técnicos poderão participar enviando as suas dúvidas pelo chat. “Será uma ótima oportunidade para se atualizar e ficar por dentro dos golpes que estão circulando na praça. A nossa ideia é ajudar os colegas na identificação e denúncia das fraudes”, finaliza Rosaninha.

Saiba mais sobre a campanha “Cuidado, é golpe!” nas redes sociais – Facebook e Instagram – e no site do Sinditest.

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X