Reitoria da UFPR quer conversar com funparianos “por fora”

Uma atitude revoltante e de intransigência do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Assim pode ser resumido o “encontro surpresa” promovido pela gestão da universidade no início dessa tarde (1). O pior de tudo foi a categoria ser recebida de forma ríspida.

Parece que o “mandatário” da universidade não estava à vontade para discutir o processo de demissão dos trabalhadores da Funpar no HC-UFPR com a presença do Sinditest-PR.

A reunião que estava marcada para segunda-feira (4) foi alterada subitamente para hoje (1), às 14h30, mas sem que o sindicato tenha sido chamado.

O Sinditest-PR lembra que essa tentativa de desmobilizar, negociando sem as entidades de defesa da categoria e em separado, através de comissão de trabalhadores, não condiz com o perfil da UFPR. “Uma instituição que historicamente defende os valores democráticos não pode se furtar ao diálogo com as entidades sindicais”, afirmou o coordenador-geral do Sinditest-PR, Daniel Mittelbach. Do lado de fora da reunião, junto com os demais trabalhadores, o dirigente ainda ressaltou que “todos ali precisavam se questionar o que o Reitor tinha para falar para meia dúzia de pessoas, que não poderia dizer para todos que estavam ali presentes”.

Estranha o uso de um artifício que foi muito criticado durante a formulação da Reforma Trabalhista do governo Temer, que tentou criar a possibilidade de se permitir uma representação “por fora” dos sindicatos, diretamente com trabalhadores.

Reitoria da UFPR quer conversar com funparianos “por fora”

Reitor da UFPR é intransigente e não aceita dialogar com o Sinditest-PR. O que fica desse dia é a lição de que a pressão e a união da categoria incomodam muita gente.

Posted by Sinditest-PR on Friday, November 1, 2019

Para a coordenadora-geral do Sinditest-PR, Claudia Nardin, esse tipo de atitude só serve para fragilizar os funparianos: “qquem escolhe quem representa os trabalhadores não é o patrão ou o reitor, são os trabalhadores. Eles têm esse poder”.

O Sinditest-PR se prepara para a assembleia em 5 de novembro. É o momento para a categoria se mobilizar e tomar as rédeas das decisões. “Nessa assembleia, esperamos que todos comparecem para ajudar nas decisões e na mobilização”, convoca Claudia.

O que ficou claro é que a união dos trabalhadores incomoda. Agora, mais do que nunca, os servidores RJUs, os da Ebserh e os funparianos precisam se unir e pressionar em defesa dos empregos!

Fonte: Sinditest-PR