Novembro azul: ninguém deve ter vergonha de cuidar da saúde

0

 

O mês de novembro é dedicado a uma causa muito nobre: a prevenção ao câncer de próstata. Nesse momento importante, o Sinditest-PR convida todos os servidores técnico-administrativos a refletirem sobre a questão e se prevenirem contra a doença.

O problema configura o segundo tipo de tumor mais comum entre pacientes do sexo masculino no Brasil, com uma média de 70 mil novos casos todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 14 mil morrem por conta do problema anualmente.

A vida nas mãos de um exame simples

A principal razão para que muitos TAEs adiem a consulta ao urologista é o temido exame de toque. Piadas e comentários maldosos sobre o tema construíram a percepção equivocada de que submeter ao teste fere sua masculinidade.

Para reduzir as mortes, é preciso desconstruir essa visão e vencer a barreira da vergonha. O exame precisa ser feito anualmente por todos os homens a partir dos 45 anos de idade. Quem tem histórico da doença na família pode ter que começar um pouco antes – razão pela qual é fundamental debater a questão com o especialista. O teste dura menos de 1 minuto, não dói e pode ser realizado no próprio consultório médico.

O toque é a única maneira eficaz de detectar um tumor na próstata em estágios iniciais. Não deixe qualquer constrangimento ser maior do que as suas possibilidades de futuro. Aproveite o mês de novembro e busque um médico o mais rápido possível!

Fonte: Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X