Portaria do Governo Federal estabelece carnaval como ponto facultativo

Técnicas e técnicos filiados ao Sinditest estão com dúvidas em relação à manutenção do expediente durante o carnaval. De acordo com portaria editada pelo Ministério da Economia em dezembro (nº 430/2020), os dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval, serão considerados ponto facultativo, ou seja, não se enquadram como feriados nacionais. Assim, a princípio, a decisão proferida pelo Governo do Estado do Paraná não afeta os servidores, que mantém assegurado a dispensa nos dias citados. Para exigir o trabalho dos servidores, mostrar-se-ia necessária a edição de nova Portaria pelo Ministério da Economia.

Tradicionalmente, as gestões das três instituições que compreendem a nossa base – UFPR, UTFPR e UNILA – concedem folga para os servidores e servidoras, estabelecendo recesso neste período. No Hospital de Clínicas, a escala de trabalho costuma ser negociada com as chefias. “Solicitamos que a Superintendência do CHC e as chefias das universidades tenham sensibilidade para conceder o descanso merecido para os técnicos e técnicas. Os últimos meses foram exaustivos, os trabalhadores estão esgotados fisicamente e mentalmente,” afirma a Coordenadora Geral do Sinditest, Rosaninha.

O Sindicato solicita ainda que as gestões informem o calendário que será adotado com antecedência às suas equipes para que os funcionários possam se organizar.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR