Na Unila, cortes orçamentários superam 40%

O desmonte proporcionado pelo bloqueio orçamentário imposto às universidades públicas também atinge a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). A decisão arbitrária do Ministério da Educação também afetará gravemente a instituição, que já é alvo de constantes tentativas de desmonte há algum tempo.

Até a tarde de ontem (2), a Unila sequer havia sido notificada sobre os cortes, o que apenas reforça ainda mais o descaso do Governo Federal. Entretanto, a cifra que será retirada da universidade já constava no Sistema de Administração Financeira (Siafi).

O valor que será abatido do orçamento anual é de R$ 14,2 milhões, o equivalente a mais de 40% do montante previsto para o ano todo.

Ainda não há um estudo da administração sobre qual será o impacto da medida, mas já se sabe que os contratos de prestação de serviços – como limpeza e segurança – serão inevitavelmente afetados.

A situação dos servidores que atuam na Unila já é complicada há muito tempo, com sucessivas tentativas de desmembrar, extinguir e descaracterizar a universidade. Os cortes orçamentários irão complicar ainda mais a vida dos trabalhadores da instituição.

O Sinditest-PR, já está se articulando com outras entidades em defesa da educação para assegurar que o congelamento arbitrário seja freado e que não haja nenhum prejuízo às atividades da Unila e, sobretudo, às condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos da universidade.

Fonte: Sinditest-PR