Corte orçamentário na UTFPR bate casa dos R$37 milhões

O bloqueio orçamentário das universidades federais anunciado pelo Governo Federal será calamitoso para a UTFPR. A medida irá tirar R$ 37 milhões do caixa da instituição.

O valor é equivalente a 30% do orçamento previsto para todo o ano de 2019, e irá impactar despesas diárias e fundamentais em todos os 13 campi da universidade no Paraná.

Entre as contas que serão afetadas, estão serviços primordiais para o prosseguimento das atividades, como água, luz, telefone, prestação de serviços e a participação de servidores e alunos em eventos acadêmicos.

O contingenciamento tem sido rotina na UTFPR nos últimos anos, a ponto de a universidade chegar a dispor de apenas 10% das verbas que costumava ter há seis anos. As reduções se traduzem na precarização das condições de trabalho, e na dificuldade cada vez maior para que os servidores consigam realizar as funções para as quais foram contratados.

Contudo, o corte repentino orquestrado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, irá dificultar o dia a dia em um nível muito mais profundo. A limpeza, segurança e manutenção dos prédios, por exemplo, também ficarão gravemente comprometidas.

O Sinditest-PR já está se articulando com outras entidades em defesa da educação para assegurar que o congelamento arbitrário seja freado e que não haja nenhum prejuízo às atividades da UTFPR e, sobretudo, às condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos da universidade.

Fonte: Sinditest-PR