Técnicos-administrativos da Unila deliberam participação em greve da educação

Na manhã desta quarta-feira (8), servidores técnico-administrativos da Unila se reuniram em uma assembleia geral extraordinária convocada pelo Sinditest-PR para discutir a luta em defesa da universidade pública.

Os presentes definiram a adesão à Greve nacional de Educação, que está sendo convocada por entidades representativas e irá acontecer no dia 15 de maio.

Nesta data, a mobilização irá acontecer em um grande ato unificado, que contará com a participação de servidores estaduais e municipais, além da participação dos estudantes, no Terminal de Transporte Urbano (TTU), denunciando os desmontes orquestrados pelo Governo Federal para destruir as instituições públicas de ensino superior, num reflexo arbitrário e injustificado do projeto retrógrado para a educação. Além de mostrar o que é produzido pela universidade, tanto em pesquisa quanto extensão. E dialogar com a população o impacto que a reforma da previdência trará aos trabalhadores.

O momento pede força e unidade, e os trabalhos do sindicato serão feitos nesse sentido, para que uma luta coletiva e efetiva barre os retrocessos.

Ações de conscientização também serão feitas

Durante a reunião deliberativa, os servidores também decidiram promover uma roda de conversa sobre os cortes de gastos. Para fortalecer ainda mais o ato, o Sinditest-PR também irá convidar os professores e estudantes, convocando toda a comunidade acadêmica da Unila — incluindo reitor e pró-reitores – para participarem do debate.

O sentido da ação é a denúncia sobre o que a decisão do governo realmente significa: a tentativa de cercear a liberdade e a construção do conhecimento no Brasil. Os servidores técnico-administrativos irão demonstrar que a população não irá aguentar calada!

Fonte: Sinditest-PR