Mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras do laboratório conquista seis novas vagas. Mas é preciso seguir na luta!

Em reunião realizada na semana passada, o Chefe de Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Railson Henneberg, comunicou a Comissão de Negociação da ULAC, eleita após a última assembleia local, sobre a contratação imediata de cinco Técnicos de Análises Clínicas e um Farmacêutico, que começarão a trabalhar no dia 03 de janeiro de 2022.

A Comissão considerou estas contratações uma conquista parcial, reflexo da mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor. No entanto, a avaliação é que ainda está muito longe de resolver o gravíssimo problema da Unidade de Laboratórios, que perdeu, nos últimos cincos anos, 54 profissionais.  O grupo avalia que a Superintendência do hospital precisa cobrar da presidência da Ebserh o chamamento de mais profissionais, que estão na fila do último concurso, já para o início do ano que vem.

“A Comissão de Negociação segue aguardando uma reunião conjunta com a Reitoria, Superintendência do Hospital e Chefias da unidade para garantir, em primeiro lugar, que seja aberto, ainda este mês, edital de concurso público para contratação (via RJU) de profissionais, conforme comprometimento em reunião com Grupo de Trabalho da ULAC, por parte do Pró-reitor de Gestão de Pessoas”, explica Evandro Castagna, coordenador do Sinditest-PR.

As técnicas e os técnicos da ULAC reivindicam também maior celeridade nos processos de redistribuição de profissionais de outras universidades que possam ser alocados na unidade; abertura de Comunicação Interna solicitando apoio voluntário, provisório e temporário de trabalhadores do CHC para garantir o funcionamento adequado na ULAC até que sejam convocados novos profissionais dos concursos.

A Comissão de Negociação fará um levantamento minucioso nos diferentes setores da ULAC, buscando mapear as condições de trabalho, a falta de mão de obra e as possíveis aposentadorias futuras, com objetivo de apresentar um relatório para reposição de trabalhadores conforme necessidades imediatas e futuras.

“O sindicato, em conjunto com a Comissão de Negociação, seguirá firme exigindo um maior comprometimento por parte da Reitoria e da Superintendência do hospital em relação às condições de trabalho na ULAC”, finaliza Castagna.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR