Assembleia Geral aprova plano de ação e lutas para 2022 e delibera sobre o relatório da Comissão de Sindicância que apurou a invasão do sindicato

0

Sem nenhum voto contrário, os participantes da Assembleia Geral realizada na última quinta-feira (09) pelo Sinditest-PR aprovaram o relatório apresentado pela Comissão de Apuração, composta pelas técnicas Soraia Gilber, Rufina Roldan e Valéria Monteiro, responsáveis pela sindicância sobre a invasão da sede da entidade em 23 outubro de 2020. Após discussão e propostas apresentadas, também sem contrariedade, os presentes na assembleia deliberaram ainda pelo afastamento do quadro de filiados dos dois ex-diretores e da técnica responsáveis pela invasão da sede administrativa.  Além disso, foi aprovado que devem ressarcir a entidade pelos prejuízos e danos ao patrimônio.

Outros assuntos abordados foram o plano de ação e lutas da gestão do sindicato para o ano de 2022, a IN 65 (Teletrabalho), a eleição da chapa que representará a categoria na próxima Plenária Nacional da Fasubra nos dias 16 e 17 de dezembro, além dos informes jurídicos e da reabertura das colônias de férias na praia. Confira abaixo os principais encaminhamentos aprovados.

Relatório da Comissão de Apuração

Primeiro ponto da pauta, a apresentação do Relatório sobre a invasão foi feita pelas integrantes da Comissão de Apuração, eleita em assembleia no dia 17 de dezembro de 2020, para realizar a sindicância que investigou o episódio de invasão da sede administrativa do Sinditest-PR , entre 23 de outubro e 4 de novembro de 2020. Segundo consta no documento, os prejuízos patrimoniais e financeiros causados pelo arrombamento incluem danos relacionados ao conserto das portas, gastos com segurança privada e monitoramento preventivo durante o período em que a sede esteve invadida, custas de cartório, contratação de equipes de limpeza para organizar a bagunça e sujeira deixada, além do prejuízo ao atendimento dos associados e outros gastos necessários para a retomada da ordem na sede. A Assembleia, em base ao resultado da sindicância realizada, deliberou ainda que todos os danos deverão ser reparados pelos responsáveis, porque a entidade pertence aos seus filiados.

No entendimento da atual direção da entidade, gestão “Sempre na luta, junto com a categoria”, os prejuízos políticos superaram as perdas materiais, pois a ação do grupo invasor contribuiu para fragilizar a entidade sindical num momento em que a categoria precisava, mais do que nunca, estar muito unida, que foi o período da pandemia e de ataques do governo federal aos servidores e serviços públicos.

Por tudo isso, diante da constatação dos fatos e da análise dos prejuízos causados à entidade, a assembleia decidiu por afastar os invasores do quadro de filiados do Sindicato por período determinado, bem como por responsabilizá-los pelos danos econômicos causados à entidade. Os dois ex-diretores do sindicato terão os seus direitos como filiados suspensos por 10 anos. Já a filiada que participou da invasão ficará afastada pelo período de 5 anos. Além disso, os três deverão ressarcir a entidade dos prejuízos financeiros com as devidas correções monetárias.

Plano de ação e lutas da gestão do Sindicato para 2022.

No segundo ponto de pauta, foi aprovado por unanimidade o plano de ação e lutas para o ano de 2022, que determinou as tarefas prioritárias que serão assumidas pela direção do sindicato no próximo ano. Entre as ações previstas estão a manutenção e o fortalecimento de lutas já em andamento, como a luta contra a Reforma Administrativa, pela abertura de concursos públicos, pela regulamentação do Teletrabalho nas universidades, pela democratização na escolha das chefias, pela aprovação do piso nacional da enfermagem e por melhores condições de trabalho nas três universidades e no CHC/UFPR.

Outras iniciativas já organizadas pelo sindicato, como o almoço do dia do servidor e o Encontro de Mulheres, se somarão a outras ações, como o Encontro de Negras e Negros, de Aposentadas e Aposentados e das pessoas LBTQIA+, além de um Festival de Cultura envolvendo a categoria e da projeção de um Congresso da entidade.

“Sabemos que outras demandas podem surgir ao longo do tempo, portanto este planejamento será constantemente atualizado de acordo com as necessidades. Mas os eixos norteadores principais estão todos descritos no documento”, explicou a coordenadora geral Mariane Siqueira.

Eleição delegados(as) Plenária Nacional da FASUBRA

Os participantes da assembleia também elegeram sem nenhum voto contrário a chapa apresentada pela direção sindical para representar a categoria na próxima Plenária Nacional da Fasubra, que será realizada virtualmente nos dias 16 e 17 próximos. Integram a equipe eleita as coordenadoras Rosana Silva (Rosaninha), Maria Aparecida Oliveira, Flávia Cordeiro, Silmara Camargo, Mariane Siqueira, Melissa Vicentini e Elis Regina Ribas, e os coordenadores Rafael Krasota, Guilherme Latini, Guilherme Ruthes, Marcello Locatelli, Máximo Colares e Evandro Castagna.

IN 65 (Teletrabalho)

Após informes sobre como o Sindicato está atuando na regulamentação do Teletrabalho nas universidades, foi aberto o debate sobre a situação da implementação/regulamentação da IN 65 nas instituições federais de ensino que compõem a base do Sinditest-PR. As técnicas e os técnicos deliberaram pela realização de uma nova assembleia ao término do relatório que o Grupo de Trabalho do Sindicato está desenvolvendo sobre o tema –  o objetivo é a produção de uma cartilha com orientações sobre o assunto.

“Vamos trabalhar para que tenhamos ao menos o projeto piloto regulamentado por Portarias ou Resoluções o quanto antes nas universidades. Será necessário um período de ambientação por meio de projeto piloto para que as instituições consigam cumprir os requisitos exigidos pela IN 65 para poder ter a possibilidade do teletrabalho regulamentada nas IFES do Paraná. Ao mesmo tempo, estamos atentos aos impactos na carreira e avaliações de desempenho no futuro, visto que a IN 65 é pautada numa visão produtivista e traz impactos às relações e condições de trabalho dos técnicos-administrativos em educação. Neste período de ambientação (projeto piloto), onde o sistema estará sendo testado e a tabela de atividades estará sendo organizada com debates e informações das unidades, faremos ampla discussão com a categoria sobre o Teletrabalho, além de nos articularmos junto as nossas representações nos Conselhos Superiores”, reiterou o diretor Marcello Locatelli, que compõe o GT sobre TeleTrabalho do Sindicato e a Comissão sobre Teletrabalho da UFPR.

Reabertura das Colônias de Férias nas praias

Por fim, o coordenador de Administração e Finanças do Sindicato, Máximo Dias Colares, explicou aos filiados e filiadas sobre a situação das Colônias de Férias, que já estão disponíveis para hospedagem durante a temporada de verão. O diretor ressaltou que, embora o sorteio para o verão já tenha sido realizado, sobraram vagas para algumas datas. Desta forma, os interessados e as interessadas deverão entrar em contato com a secretaria da entidade para verificar se ainda há disponibilidade de locação.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X