GT de Aposentados realiza encontro do mês de agosto com palestra sobre leitura

Toda primeira quarta-feira de cada mês os integrantes do GT de Aposentados e Pensionistas do Sinditest se reúnem às 14 horas na sede social do sindicato. O encontro de agosto, realizado ontem, dia 1º, contou com forte adesão e teve como destaque uma palestra sobre a importância da leitura na vida da pessoa idosa, ministrado por Anderson Spier, responsável pela pasta de Combate às Opressões da entidade.

De forma leve e didática, Anderson explicou os diferentes estilos textuais, ressaltou os benefícios da leitura na terceira idade – pesquisas recentes mostram que este hábito pode diminuir os riscos do Mal de Alzheimer e perda da memória – e promoveu uma dinâmica entre os(as) participantes. A atividade consistiu na leitura e análise de contos, onde todos puderam expor as suas impressões a respeito do texto lido.

“A leitura estimula a criatividade, a memória, nos mantem informados e nos mostra um mundo novo. Por meio dela conhecemos culturas diferentes e desenvolvemos o nosso senso crítico. Quem lê vive melhor!”, afirmou o palestrante.
Do encontro, também saíram encaminhamentos, sendo um deles a proposta de realização de um círculo de leitura. A ideia vem sendo articulada pela coordenação do GT, que em breve pretende tirá-la do papel.

Além dos informes e da leitura da ata anterior, a reunião do grupo deliberou ainda sobre a participação dos(as) coordenadores(as) Neide Brum e  Luiz Fernando Mendes no Seminário sobre Reposicionamento dos Aposentados que será realizado na Universidade Federal Fluminense. Também foram passados os dados e informações gerais sobre a Excursão para Foz do Iguaçu. Para encerrar, o tradicional lanche de confraternização.

Participar do GT de Aposentados e Pensionstas do Sinditest é simples: basta comparecer na primeira quarta-feira de cada mês, às 14 horas, na sede social do sindicato (R. Mal. Deodoro, 1899). Avise os seus colegas!