Greve de Professores: por que a luta dos servidores estaduais também é nossa?

721

A semana que passou, marcou a vida política do Paraná fazendo a população rememorar a luta contra a venda da COPEL ocorrida no mesmo palco em 2001. A justeza da pauta da greve dos servidores estaduais, e a força com a qual reagiram aos ataques do Governo Beto Richa, contagiaram a toda a classe trabalhadora e a unidade tem sido fundamental para as vitórias conquistadas até agora. Por duas vezes, milhares de trabalhadores ousaram impedir a votação dos projetos nefastos do Governo Richa.

O ajuste fiscal, os planos de austeridade, os “pacotes” recheados de maldades que retiram direitos, não são a novidade. A primeira forma de amenizar os efeitos da crise econômica para os capitalistas, em especial do setor financeiro, é economizar nos recursos destinados às políticas sociais, previdenciária e trabalhista. Por isso, Dilma edita Medidas Provisórias que restringem o acesso ao seguro-desemprego e à pensão, e Beto Richa tenta aprovar Projetos de Lei que desmontam a carreira e a aposentadoria dos servidores estaduais.

São duas faces da mesma política: tirar dos trabalhadores para garantir o lucro dos bancos, da burguesia nacional, do agronegócio.

Mas se tudo está tão difícil e, tende a ficar pior, o que nos resta? Construir ativamente a unidade dentro da classe trabalhadora. Pelo menos, até agora, o desgaste pela “guerra” ocorrida na Assembleia Legislativa do Paraná, tem sido do Beto Richa, porque os professores, encontraram solidariedade entre seus colegas de serviço público estadual e demais categorias de trabalhadores, inclusive a nossa, e com apoio popular. Tomaram nas próprias mãos a luta para garantir o salário de hoje e a aposentadoria de amanhã.

Essa luta nos ensina, educa a classe trabalhadora para questionar Governos e Legisladores, sem temer o enfrentamento. Quem ocupou as ruas, as praças, seja na capital ou no interior, merece a nossa admiração e o nosso respeito.  

O SINDITEST-PR manifesta AQUI e na FRENTE de BATALHA, todo apoio à luta e às greves dos servidores estaduais do Paraná. Que permaneça na vitória!

Foto: Joka Madruga

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X