Entidades estudantis convocam para esta sexta-feira (16) Dia Nacional de Lutas contra o aumento das passagens e a repressão

0

A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL), o Movimento Juntos, o RUA – Juventude Anticapitalista, Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL), o Coletivo Construção e Juventude Vamos à Luta! estão unidos na convocação das manifestações contra o aumento da tarifa da passagem que acontece nesta sexta-feira (16), São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São José dos Campos.


Confira convocação abaixo:

Nos últimos meses as tarifas de transporte coletivo urbano aumentaram em mais de 10 cidades do país. Em outras tantas, o reajuste da tarifa já foi anunciado.

Cada vez que a tarifa sobe, aumenta o número de pessoas excluídas do transporte coletivo. Além disso, nos obrigam a pagar por ônibus lotados em linhas e trajetos sobre os quais nada decidimos.

Por isso, em junho de 2013 a juventude tomou as ruas do país e derrubou as tarifas com as próprias mãos. Chegou a hora de voltarmos às ruas para lutar pela suspensão dos aumentos das tarifas e pelo passe-livre para estudantes e desempregados. Transporte coletivo que qualidade é um direito da população, por isso vamos à luta pela estatização do transporte coletivo, rumo à tarifa zero!

Na última sexta-feira, dia 09, aconteceram atos contra o aumento da tarifa em cinco capitais dos país. Em Belo Horizonte, a tarifa baixou depois de menos de 20 minutos de ato. Em São Paulo, a Policia Militar reprimiu brutalmente, com tiros, gás lacrimogêneo e prisões, o ato pacífico que contou a com a participação de mais de dez mil pessoas. Esta foi a resposta dos governos de Alckmin e Haddad à justa reivindicação popular contra a tarifa: longe de discutir a revogação dos aumentos que decretaram, respondem só com violência.

#VemPraRua

Assembleia Nacional dos Estudantes Livre – ANEL

Movimento Juntos (juntos.org.br)

RUA – Juventude Anticapitalista

JSOL – Juventude Socialismo e Liberdade.

Coletivo Construção

Juventude Vamos à Luta!

Veja o evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/322913194583775/

Fonte: CSP-Conlutas

Compartilhar.

Autor

Leave A Reply

X