Covid-19: CHC corta adicional de insalubridade de trabalhadores em plena pandemia

Sensibilidade zero. Em plena pandemia são realizados cortes no adicional de insalubridade de TAEs do CHC. Hoje (12), às vésperas do feriado de carnaval, técnicos e técnicas da Hotelaria tiveram seus adicionais de insalubridade cortados pela gestão do Hospital de Clínicas. Para a direção da instituição, estes trabalhadores, mesmo expondo as suas vidas e a de seus familiares, não merecem o que lhes é de direito.

A equipe do Sinditest que auxilia os trabalhadores do CHC, assessorada pelo corpo técnico especializado do sindicato, está acompanhando também outros trabalhadores de diferentes setores do hospital que denunciam ameaças e cortes do adicional de insalubridade durante a pandemia. O grupo verificou ainda falta de consistência técnica nas justificativas para os cortes, além de ausência de respostas adequadas aos questionamentos e solicitações dos trabalhadores. Os profissionais apontam que o provável é que tanto a SOST/CHC/EBSERH, quanto a UST/CAISS/PROGEPE estejam com uma aplicação distorcida das normas regulamentadoras referente à matéria.

A Divisão de Gestão de Pessoas, mesmo quando acionada diante da reivindicação de respostas acerca das solicitações feitas sobre a apresentação dos laudos, não tomou nenhuma providência, o que confirma o descaso do Setor, que deveria, na prática, cuidar da saúde de seu quadro de funcionários e está fazendo justamente o contrário.

Para a trabalhadora “X”, que prefere não ser identificada, o objetivo da empresa que administra o CHC (Ebserh) é economizar dinheiro às custas da retirada de direitos dos TAEs, mesmo que para isso tenha que passar por cima das orientações normativas. “A descontinuidade dos serviços irá prejudicar também os pacientes, uma vez que tais profissionais que perderam a insalubridade podem se negar a fazer determinadas atividades”, afirma.

Em reunião realizada na última terça-feira (09), o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca ouviu os diretores do sindicato sobre essa situação alarmante e se comprometeu a encaminhar uma reunião técnica entre o jurídico e a Engenheira de Segurança do Trabalho do sindicato com representantes da SOST e UST, com objetivo de discutir conjuntamente a situação.

A equipe sindical do CHC também acompanha situações em que os trabalhadores, mesmo em situações insalubres, não recebem o adicional, como também TAEs que recebem menos do que deveriam. “É importante que todos os cortes efetuados durante a pandemia sejam imediatamente cancelados. Esperamos que na reunião técnica com SOST e UST possamos corrigir as injustiças”, disse o diretor sindical Evandro J. Castagna.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR