CHC: Sinditest apresenta pauta de reivindicações dos TAEs ao Reitor da UFPR

Na última terça-feira (09), diretores e diretoras do Sinditest participaram de uma reunião por videoconferência com o Reitor da UFPR Ricardo Marcello da Fonseca e com o Pró-Reitor da ProgepE Douglas Ortiz Hamermuller. O objetivo do encontro, solicitado pela entidade representativa, foi a discussão de assuntos urgentes à categoria, como a vacinação e o pagamento do adicional de insalubridade dos técnicos e técnicas lotados no Complexo do Hospital de Clínicas. A eleição da chefia de enfermagem e a reabertura do ambulatório de funcionários também foram temas colocados em pauta.

Vacinação

Mais uma vez, a direção do Sindicato cobrou que a gestão da Universidade, em parceria com a Superintendência do CHC, intervenha junto à Secretaria Municipal de Saúde para garantir a vacinação completa de todos os(as) funcionários(as) da instituição.  Diante dos diretores, o Reitor ressaltou que, embora o processo de vacinação não seja controlado pela UFPR, irá atuar junto ao município para que a imunização se complete o mais rápido possível.

Após a reunião, a diretoria do sindicato tomou conhecimento por técnicos da base que a lista divulgada na sexta-feira, dia 05, priorizava a vacinação das chefias, o que acabou gerando constrangimento entre os trabalhadores. A diretoria continua defendendo que todos os TAES sejam vacinados, independente de cargos, porém a informação foi recebida com bastante preocupação, por isso a gestão oficiará a superintendência solicitando informação a respeito dos critérios que foram adotados.

Pagamento do adicional de insalubridade

Durante a reunião, o Sinditest apresentou ainda os principais problemas referentes aos cortes, correções e pagamentos do adicional de insalubridade no Complexo do HC. Relatórios preliminares realizados em vários setores do hospital, pela Engenheira do Trabalho contratada pelo Sindicato, indicam que tanto a SOST/CHC/EBSERH quanto a UST/CAISS/PROGEPE estão aplicando equivocadamente as orientações que normatizam a segurança do trabalho. Os documentos que comprovam tais equívocos foram construídos a partir da criação de um canal de escuta entre os trabalhadores, a engenheira, o jurídico e diretores do sindicato.

O Reitor se comprometeu em organizar uma reunião entre a equipe técnica contratada do sindicato e representantes do SOST e UST para avaliar conjuntamente as falhas na aplicação das normas regulamentadoras.

Democratização no CHC

“Apresentamos ao Reitor a necessidade urgente de eleição para a chefia da Divisão de Enfermagem, que se encontra desde outubro chefiada por um pró-tempore, e de avançarmos nos critérios para que os trabalhadores do CHC tenham controle e participem também do processo de escolha das demais chefias como forma de combate ao assédio moral”, explica Evandro Castagna, coordenador do Sinditest.

Segundo Ricardo Marcelo, a participação dos TAEs na escolha das chefias é um dos seus compromissos de campanha como parte de um processo de humanização das relações de trabalho dentro do hospital. Ele afirmou aos diretores que se reunirá com a superintendência do CHC ainda esta semana para tratar destes temas e se comprometeu a iniciar o mais rápido possível o processo de eleição da chefia da Enfermagem.

Reabertura do Ambulatório de Funcionários

A reabertura do Ambulatório de Funcionários foi o último ponto discutido durante a reunião. Tanto os trabalhadores do setor quantos os demais TAEs estão preocupados com a demora na reabertura e, consequentemente, nos atendimentos aos problemas de saúde e exames de rotina. O representante da PROGEPE, Douglas Ortiz Hamermuller, informou que os encaminhamentos para a reabertura estão sendo realizados, que ainda existem problemas burocráticos para serem sanados, e que a comunicação da Reitoria emitirá uma nota explicativa informando os TAES sobre os trâmites dos processos.

Por fim, ambas as instituições – Sindicato e Universidade – deliberaram pela realização de reuniões quinzenais para que outros pontos da pauta possam ser tratados.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR