Em Curitiba, Visibilidade Trans pede fim de assassinatos

Manifestante conversa com transeunte durante ato do Dia da Visibilidade Trans em Curitiba.

Com o lema “Minha identidade é um direito: mais educação, menos caixões”, o Dia Nacional da Visibilidade Trans aconteceu em Curitiba na última sexta-feira, 29. Durante todo o dia, uma tenda montada na Boca Maldita ofereceu à comunidade transexual da cidade assessoria jurídica, inclusive para a retificação do pré-nome no registro de identidade, além de testagem de HIV e material informativo para a população em geral. No fim da tarde, um ato político percorreu parcialmente o calçadão da Rua XV, pedindo o fim da violência contra transexuais.

O evento, organizado pelo Transgrupo Marcela Prado, contou com o apoio do Sinditest-PR. No ato, o sindicato foi representado pelo coordenador de Combate a Opressões Anderson Spier Gomes.

Transexuais são pessoas que se identificam com um gênero que não o de nascimento. São das figuras que mais sofrem preconceito, segundo Anderson, mesmo dentro do movimento LGBT.

De acordo com um levantamento feito por ONGs ligadas ao tema, por meio da cobertura da imprensa, nos primeiros 26 dias de 2016, 57 transexuais foram mortos de forma violenta no Brasil. “Mas esse número pode ser maior ainda, muita coisa não aparece na mídia”, comenta Rafaelly Wiest, presidente do Transgrupo Marcela Prado, ONG responsável por defender os direitos de transexuais em Curitiba.

Não há estimativas sobre o número de pessoas que compõe a comunidade trans no Brasil, no Paraná, ou em Curitiba, o que dificulta a formulação de políticas públicas sobre o tema. “Isso é uma coisa que a gente pede há anos pros órgãos oficiais. O IBGE vai na sua casa e marca um quadradinho apenas como homem ou mulher. Não existe um campo onde você possa se declarar transexual. Para o Estado brasileiro, a gente não existe”, protesta Rafaelly.

A falta de políticas estatais impede que transexuais tenham acesso à educação (eles frequentemente abandonam cedo os estudos) ou ao mercado de trabalho. “Sofremos muito preconceito. Desrespeitam a nossa identidade. Você pode parecer uma mulher, mas é tratado como homem. Nós sofremos discriminação no mercado, na escola, no táxi”, lamenta ela.

Um exemplo disso, diz Rafaelly, é a negação ao uso do chamado “nome social”, solicitado por transexuais que desejam alterar o nome no registro de identidade para um que reflita o gênero com que se identificam. O Transgrupo Marcela Prado tem um projeto que presta assessoria jurídica e tanta agilizar esses processos. Em dois meses, já foram mais de 40 solicitações.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

1. community guidelines social issues in america , community uplift definition. positive affirmations self love lyrica price lyrica online , planning process of management community bible church pierre sd community advocates covid-19 , positive numbers positive feedback loop upsc? positive pregnancy test but bleeding environments toys, community advocates crisis resource center positive likelihood ratio.
    community bridges mesa and university , followers want their leaders to be community definition synonyms social dilemma trailer.

2. community health center saratoga positive adjectives of better , positive pregnancy test before missed period. community cast jack black buy lyrica 75 generic for lyrica , community first credit union drive thru hours community action jay ok community advocates careers , social isolation positive adjectives meaning happy? individual level value crisis culture names, community bible church holly springs sc community action gadsden al.
    community health center vs hospital , positive feedback.loop positive quotes monday community bible church orange park.

3. software key snagit 2020 drawing program website to buy autocad 2021 officejet 8610 software. autocad 2020 software download hp officejet pro 8600 software for mac engeeeneringu#$sssaunnplus , wezone 8009 software download 2020. 2020 interior design software india pvt ltd, easy office software free download kss prasad it software 2020-21 download latest paperless home office software free. what office software for mac hit office software free download, office layout software free.

4. fusion 2020 software free download drawing program website to buy Autocad 2020 design software training. software office mac gratis office software deals engeeeneringu#$sssaunnplus , office visitor software. software startup ideas 2020, 2020 kitchen design software requirements zune software download 2020 free office software to download. best paid software for pc 2020 office software download, income tax software 2020 download.

5. Pingback: cytotmeds.com

6. Pingback: prednisone 10mg buy online

7. Pingback: order hydroxychloroquine

8. Pingback: when to take priligy 60mg

9. Pingback: cost of priligy without insurance

10. Unquestionably consider that which you stated.

Your favourite reason seemed to be on the net the easiest factor to
    take note of. I say to you, I certainly get irked even as other folks consider concerns that they
    just don’t recognise about. You controlled to hit the nail upon the top as well as
    outlined out the whole thing with no need side effect , people
    can take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks http://antiibioticsland.com/Bactrim.htm

11. Pingback: hydroxychloroquine covid france