Em assembleia, comunidade universitária da Unila rejeita o Future-se

Servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da Unila se reuniram na manhã desta terça-feira (13) em uma assembleia comunitária no auditório Martina, no Jardim Universitário da instituição. O encontro fazia parte das atividades na instituição para a Greve Geral da Educação.

A assembleia debateu o Future-se, projeto do Governo Federal que prevê a entrega da administração das universidades federais às organizações sociais (OS) – pessoas jurídicas de direito privado.

A comunidade acadêmica da Unila se posicionou severamente contra o projeto por entender que ele representa uma série de riscos às instituições federais de ensino. Entre os pontos levantados estão a dissolução do tripé ensino-pesquisa-extensão, a perda de autonomia universitária e a retirada de direitos dos servidores públicos.

Guiada por interesses do mercado, a produção científica deixaria de atender às necessidades da sociedade.

Até os técnicos poderão ser cedidos para as OS, e terão que se submeter a um código de ética (ainda não divulgado).

Na assembleia, houve consenso de que se trata de uma apropriação do que é público para favorecer o privado.

A rejeição da comunidade acadêmica à entrega do patrimônio científico às empresas é importante, também, para pressionar o Conselho Universitário (Consun) da Unila a se posicionar contra o Future-se. Por ser uma instância de deliberação determinante para o futuro da instituição, é crucial que esse espaço reflita o posicionamento da comunidade universitária e rejeite a adesão a esse programa do governo.

Na UFPR haverá reunião do Coun na quinta (15)

Já na UFPR, o Conselho Universitário (Coun) deve se reunir na próxima quinta-feira (15), às 9h, para definir uma posição sobre o projeto. A pressão dos TAEs e de toda a comunidade sobre o órgão colegiado é fundamental para cobrar dos de seus integrantes um posicionamento coerente com a defesa das universidades públicas.

O Sinditest-PR convoca todos os TAEs para acompanharem de perto a discussão e pressionarem o Coun da UFPR pela rejeição ao Future-se!

Para saber mais sobre a sessão extraordinária do Coun da UFPR, clique aqui.

Fonte: Sinditest-PR