COUN da UFPR que debateria o Future-se foi adiado para 27 de agosto

Na tarde desta quarta-feira (14) a Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) da UFPR enviou uma mensagem aos conselheiros da instituição comunicando o adiamento da sessão do Conselho Universitário (Coun) que estava marcada para a manhã desta quinta-feira (15) e debateria o programa Future-se. Dela poderia sair uma posição oficial da universidade.

A nova sessão será realizada em 27 de agosto.

Segundo a SOC, os motivos para o adiamento são os seguintes:

1) o Ministério da Educação comunicou hoje, às 16h30, que o término do prazo de consulta pública foi estendido até 29/08;

Observação: na avaliação do Sinditest-PR, essa consulta só serviria para referendar a falácia do MEC de que teria havido um diálogo com as comunidades acadêmicas. Além disso, não há nenhuma garantia de que o governo irá divulgar os dados reais da consulta. É muito provável que apenas divulgue os dados gerais (de quantos formulários foram preenchidos) sem dar o resultado, especialmente se ampla maioria das avaliações forem negativas (o que é muito provável).

2) várias unidades da universidade ainda não promoveram seus debates internos e/ou enviaram suas contribuições sobre o tema;

Observação: é fundamental que os TAEs participem de todos os espaços onde houve debates sobre o Future-se, se posicionando frontalmente contra a proposta.

3) haverá na semana que vem reunião do Pleno da Andifes e audiência pública na Câmara dos Deputados que podem interferir decisivamente nos nossos debates internos;

Observação: tanto no caso da Andifes (que é a entidade que congrega os reitores das universidades federais) como no caso dos parlamentares, a pressão das comunidades acadêmicas será fundamental.

O Sinditest-PR continuará participando dos espaços de debate sobre o Future-se nas universidades.