EBSERH: Informe sobre a cobrança de contribuição assistencial

Em ofício enviado nesta segunda-feira (03), a direção da EBSERH informou aos seus funcionários e funcionárias, incluindo as trabalhadoras e trabalhadores lotados no Complexo Hospital de Clínicas, sobre o desconto que será realizado no salário das empregadas e empregados, sindicalizados ou não, à título de contribuição assistencial.

De acordo com o comunicado, a taxa, correspondente a 1% incidente sobre o salário-base, tem por objetivo o ressarcimento das despesas com a campanha salarial e será destinada às entidades sindicais signatárias do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos, Federação Nacional dos Enfermeiros e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

“Reiteramos que o Sinditest-PR não será beneficiado por este encargo. Somos totalmente contrários a esse tipo de cobrança”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato Wilson Messias.

Declaração de Oposição ao Desconto
O empregado ou a empregada que não concordar com a contribuição deverá se manifestar por escrito, através do Portal do Empregado, em até 30 dias. Confira a seguir o passo a passo para a formalização da Declaração de Oposição ao Desconto.

a) Colaborador->Financeiro-> Declaração de Oposição ao Desconto do Sindicato.
b) Após assinatura e entrega da Declaração registrado no Sistema, será enviado uma confirmação ao e-mail institucional do empregado.
c) Para realizar o envio às Entidades Sindicais, o colaborador deverá entrar novamente na declaração (Colaborador->Financeiro-> Declaração de Oposição ao Desconto do Sindicato) e clicar em imprimir ou salvar em PDF a declaração constando confirmação da assinatura eletrônica, data e horário.
d) O empregado deverá enviar uma cópia da Declaração assinada aos e-mails das Entidades Sindicais: [email protected]; [email protected]:[email protected]; [email protected]; [email protected].